preloader
Cinco respostas para dúvidas frequentes sobre Cidadania Italiana

Cinco respostas para dúvidas frequentes sobre Cidadania Italiana

O processo de Cidadania Italiana pode render, de acordo com cada pessoa, uma série de dúvidas. O que é normal, por ser um processo que envolve documentos, questões históricas e também envolvimentos com o sistema judiciário, no caso da Via Judicial. Por isso, para ajudar você em seu processo de reconhecimento, separamos cinco dúvidas das mais frequentes em relação à Cidadania Italiana, e vamos responder todas elas.

Cidadania Italiana vai até qual geração?

Cada país tem suas próprias regras, no que diz respeito ao direito de cidadania. E, para países que oferecem o direito mediante laços familiares, também há regras específicas, que incluem gerações familiares. Por exemplo: pode ser que em um país, apenas o pai possa transmitir a cidadania ao filho, ao passo de que outra nação permite que avós façam o mesmo.

No caso da Itália, não há gerações para a transmissão da cidadania. As leis do país garantem o direito através do ius sanguinis, o “direito de sangue”. Bastando apenas comprovar, com documentos, a sua ligação com um ascendente italiano. O único ponto que deve ser considerado aqui é que a Itália, como a nação que conhecemos hoje, existe desde 1861. Ou seja, pessoas que viveram em regiões como Milão ou Roma, antes desta data, podem não serem cidadãos italianos. Para entender melhor esta questão, veja este artigo especial sobre o assunto.

Quem tem Cidadania Italiana pode morar em quais países?

Fruto de acordos do governo italiano com o passar dos anos, os italianos contam com boas possibilidades de vistos em outros países. A princípio, devido ao fato da Itália ser membro da União Europeia, o italiano pode morar sem nenhuma burocracia em qualquer país do bloco, como Alemanha, França, Espanha ou Portugal. As fronteiras são livres para os cidadãos do bloco europeu, independente de qualquer questão.

Ainda é possível ter a possibilidade de viver em outros países. Em nosso site falamos das possibilidades que um Italiano tem nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, entre outros.

Porque tirar Cidadania Italiana?

Como direito garantido por lei, qualquer indivíduo que comprove os laços familiares com um ascendente italiano pode ser reconhecido como um cidadão italiano. Mas os motivos podem ser os mais variados: há quem busque o reconhecimento pensando em trabalho ou estudos. Também há quem queira levar a família para uma nova vida em outra nação. E ainda há aqueles que apenas querem o reconhecimento para se conectar de forma mais profunda ao seu passado, e à sua família.

De qualquer forma, seja qual for o seu objetivo, ao obter o reconhecimento de Cidadania Italiana você terá os mesmos direitos e deveres de qualquer cidadão da Itália. Terá direitos de cidadão europeu, poderá emitir o Passaporte Italiano, e também contará com acesso direito aos serviços de saúde do país, e também à aposentadoria.

O que é AIRE?

Uma sigla que é de extrema importância para todos aqueles que possuem o direito de requerimento da Cidadania Italiana. Significa “Anagrafe Italiani Residenti all’Estero”, ou, em português, “Registro Civil dos Italianos Residentes no Exterior”. Trata-se de um cadastro dos italianos que vivem no exterior, e é de extrema importância para que o cidadão mantenha seus direitos ativos.

Inclusive, um brasileiro que obteve o reconhecimento da cidadania italiana, mas que decidiu viver no Brasil, precisa ainda assim manter o cadastro AIRE regular e com os dados corretos. Saiba mais sobre este cadastro aqui.

Deixarei de ser brasileiro?

A resposta é simples: não. O reconhecimento à Cidadania Italiana é oferecido a todos os indivíduos que contam com laços familiares com um italiano. E não faz com que alguém perca a sua cidadania original. Na verdade, a pessoa terá duas cidadanias, ou como é melhor conhecido, “dupla cidadania”. É preciso apenas atentar para as leis brasileiras e italianas, em questões como obrigações fiscais ou cadastros necessários, dependendo do país o qual você resolver viver. Para isso, nossa equipe está sempre pronta a lhe ajudar.

A Cidadania Italiana é um direito seu!

Estas são cinco de muitas dúvidas que cercam a mente das pessoas que iniciaram a pesquisa sobre como se tornarem cidadãos italianos. E se você chegou até aqui, é por uma razão simples. Você já sabe dos benefícios que o esperam através da Cidadania Italiana. E que é possível, com ela, impulsionar seus sonhos e projetos.

Por isso conte conosco. Temos uma equipe sempre pronta a lhe atender, que irá te guiar em todos os passos, do início do processo até a conquista de seu legítimo reconhecimento.

Para saber mais, chame-nos no WhatsApp, ou preencha o formulário abaixo, que iremos lhe responder:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL