Cidadania Italiana, ou a cidadania de qualquer outro país, é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais. Tais direitos são estabelecidos na Constituição de um país. Assim, a cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão. Um cidadão tem acesso a todos os benefícios do país, assim como precisa cumprir os deveres em relação à sua nação.

Cada país define ao seu modo o que é ser um cidadão. Como a Itália.

Assim, segundo a Constituição da Itália, cidadão italiano é todo aquele que é nasceu, na Itália ou no estrangeiro, como filho de italianos. Este é o direito de sangue, ou como é também conhecido em seu termo em latim, “jus sanguinis”. Portanto, todo descendente de italiano, mediante a apresentação de documentos que comprovam sua ligação com o ascendente, de qualquer geração, pode solicitar a Cidadania Italiana.

O processo é amparado pela Constituição Italiana, e é um direito de todos que tem em sua árvore genealógica, um ascendente italiano. O processo pode ser feito de várias maneiras, mas em todas elas, tem o mesmo objetivo: reconhecer a cidadania italiana do requerente, permitindo-o, assim, obter acesso a elementos comuns aos cidadãos daquele país, como, por exemplo, o Passaporte Italiano.

Como posso obter minha Cidadania Italiana?

São duas as maneiras de se obter o direito à cidadania:

  • Via Administrativa: Nesta modalidade, o requerente, após reunir seus documentos, e confirmar que todos estão adequados, vai até uma comuna italiana, para fazer o requerimento em meio a um processo. Tudo guiado por nossa equipe. Assim, o requerente fará todo o processo, seguindo as orientações de nosso time, todos altamente capacitados para lidar com os procedimentos.
  • Via Judicial: Mais prática, nesta modalidade o requerente conta com o apoio de um advogado italiano, que entrará com o processo na Itália, para solicitar o seu direito ao reconhecimento da Cidadania Italiana. Como o processo é feito com um advogado italiano, não é preciso viajar para a Itália. E ainda é possível acompanhar o processo pela Internet.

E o que ganho com a Cidadania Italiana?

Ao adquirir a Cidadania Italiana o cidadão poderá desfrutar dos mesmos privilégios e obrigações de uma pessoa nascida na Itália. Contudo, esta pessoa pode residir no país e usufruir de direitos como moradia, estudo, lazer e assistência médica.

Os novos cidadãos podem obter a aposentadoria, desde que cumpram os requisitos legais, que incluem o trabalho registrado, o pagamento de contribuições e tempo de serviço.

Entre as facilidades, está o direito de entrar a residir legalmente em qualquer um dos outros 27 da União Europeia, além de permitir que sejam feitas viagens sem visto para Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão e outros países. A cidadania também poderá ser transmitida aos descendentes através de procedimentos adequados.

Estados Unidos e Irlanda

Também é possível obter os mesmos direitos de um italiano, no que diz respeito à trabalho ou estudos. Um italiano, por exemplo, pode conseguir o Visto E2, que permite que o interessado possa residir nos EUA, mediante investimento de US$ 100 mil. Brasileiros, por outro lado, precisam de um mínimo de US$ 500 mil para obter o mesmo visto.

Já na Irlanda, um cidadão italiano precisa cumprir recursos a menos, para viver, estudar e trabalhar por lá. O italiano pode obter mais do que os 8 meses de visto para estudos, participar de cursos de inglês a custos mais baixos, ou gratuitos. Além de não precisar comprovar valores, e trabalhar por período integral no país.

São muitos os benefícios, não é mesmo? Por isso estamos dispostos a ajudar você a obter sua Cidadania Italiana. Ela é um direito seu, caso tenha a descendência italiana. Por isso, conte com nossa equipe, sempre pronta a oferecer o melhor atendimento.

Dúvidas? Entre em contato conosco: