CNN

A CNN, ou a Certidão Negativa de Naturalização é um documento de extrema importância, gratuito, que é obrigatória para o seu processo de Cidadania Italiana. Ela é gratuita, e pode ser solicitada diretamente pela Internet, no site do Ministério da Justiça.

A certidão, geralmente é negativa, mas pode ser positiva também, em alguns casos. Basicamente, este documento comprova que o cidadão italiano que veio para o Brasil não se naturalizou brasileiro. Como a grande maioria dos italianos não fez esta naturalização, então é muito comum que você obtenha a CNN.

Para solicitar a sua, é bem simples. Basta acessar o site do Ministério da Justiça. Uma vez no site, basta preencher todos os campos e emitir a sua via. Mas um detalhe importante: Como, na imigração, muitos italianos tiveram seus nomes escritos de maneira errada, então é preciso que a CNN tenha todas as variações de nomes e sobrenomes do ascendente italiano.

Também é importante lembrar que a data de nascimento do italiano tem que ser completa. Ou seja, não pode constar apenas o ano de nascimento, e sim a data completa. Os nomes dos pais do italiano, por sua vez, devem ser exatamente os mesmos, presentes na certidão de nascimento. A mulher italiana não muda seu sobrenome, como fazemos por aqui, então, para os nossos padrões, ela segue, mesmo casada, com o “seu nome de solteira”.

Após tudo estar em ordem, é preciso autenticar a sua CNN. Isso é feito no próprio site, para dar validade em seu processo. Basta emitir e imprimir no verso da certidão. Passada esta etapa, a tradução terá que ser realizada, mas apenas quando o processo for feito na Itália.

Esta é mais uma etapa importante em seu processo, por isso veja com atenção todos os detalhes, e tenha em mãos o máximo de informações possíveis.

Quer saber se tem direito de obter a Cidadania Italiana? Veja neste link.

Dúvidas? Entre em contato conosco: