A Cidadania Italiana é um direito de todo brasileiro, descendente de um italiano. Uma vez ligado por laços familiares a um imigrante que veio da Itália, por qualquer razão, o reconhecimento é um direito guardado por lei. E assim, disponíveis não só a brasileiros, mas a qualquer cidadão do mundo, que tenha em sua família a descendência italiana.

Obter o reconhecimento é um processo simples, porém com várias etapas, que devem ser cumpridas com muita atenção e cuidado. Assim, quanto mais informações, e documentos de seus familiares italianos você tiver, mais rápido poderá obter a sua cidadania.

O primeiro passo é descobrir se você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana. Se alguém da sua família nasceu na Itália, caso não tenha nenhuma ideia se a descendência realmente existe, aconselhamos inicialmente uma buscas interna com os próprios familiares.

Você também pode pesquisar aqui neste site se seu sobrenome é de origem italiana: http://www.cognomix.it/mappe-dei-cognomi-italiani, basta digitar seu sobrenome no campo Cognome (tente diferentes grafias, pois seu sobrenome pode ser uma derivação, o site já mostra algumas opções quando você começa a digitar.)

Cidadania Italiana


Recolher todas as informações possíveis como nome completo. Principalmente, data de nascimento, se o mesmo foi casado, nome da esposa, nome dos filhos. Entre outros dados que conseguir, para assim localizar a certidão de nascimento na Itália. Utilizar o padrão de árvore da linhagem italiana para facilitar sua busca.

Lembre-se que para o processo de Cidadania Italiana iniciar é imprescindível obter a certidão de nascimento do Italiano, o qual não necessita estar vivo. Mas caso não encontre esta certidão, entre em contato conosco que realizamos a busca na Itália para você.

Depois você deve montar a árvore genealógica da sua família. Para assim, descobrir quem são as pessoas que lhe transmitem o sobrenome italiano. Inicie com você que será o requerente da cidadania, até chegar ao Italiano.

Dúvidas? Fale Conosco: