Saiba os benefícios da Cidadania Italiana para a Irlanda

Com paisagens belíssimas e um cultura riquíssima, a Irlanda tem sido ultimamente um dos destinos europeus mais buscados por brasileiros. E com a Cidadania Italiana é possível aproveitar bastante as possibilidades de estudo, trabalho e moradia no país.

Com o passaporte italiano, você poderá entrar na Irlanda sem nenhum problema. Isso porque, a República da Irlanda faz parte da União Europeia, desta forma a circulação de cidadãos europeus é livre entre todos os países do Bloco Europeu.

É como se no Brasil você estivesse viajando de um Estado brasileiro para outro. Ao chegar no aeroporto basta você se dirigir com seu documento italiano (Carta d’Identità ou Passaporte) até a fila de imigração para cidadãos europeus, e fazer a entrada no país de uma maneira muito mais rápida e sem problemas com visto.

Também é possível morar, trabalhar e estudar em solo irlandês, sem a necessidade de um visto específico e por tempo indeterminado.

Você não precisará obter o Irish Residence Permit – IRP. Mas, caso você tenha qua trazer algum familiar que não possua cidadania europeia, lembre-se que eles precisarão pedir o visto.

União Estável (Partnership) com cidadãos europeus são aceitas para o visto de companheiro. O cônjuge ou parceiro do cidadão italiano recebe o Stamp 4, que permite que ele possa morar legalmente no país, além de poder trabalhar por período integral (full-time).

Cidadania Italiana na Irlanda: portas abertas em trabalho e estudos

Vale lembrar que a Irlanda por ser um país com idioma predominante inglês é muito buscada por intercambistas. Um estudante sem cidadania europeia para poder estudar no país possuirá um visto de permanência de 8 meses.

Além disso, deverá comprovar o valor de €3mil euros para entrar no país, além de contratar obrigatoriamente seguros ou planos saúde. No entanto, como um cidadão europeu, além de não precisar de visto e comprovação de renda para entrar no país, você poderá trabalhar por período integral (full-time). Enquanto que com o visto de estudante (Stamp 2) só é permitido trabalhar no máximo 20 horas por semana (part-time).

Outro benefício da Cidadania Italiana é que a Irlanda possui muitas escolas com cursos gratuitos de inglês. Ou com preços bem inferiores, mas somente para cidadãos europeus.

Além disso, para você que já possui um inglês fluente, saiba que a Irlanda possui muitas Universidades renomadas com cursos de graduação e pós graduação. Com valores até três vezes menor para cidadãos europeus.

Sem dúvida, a Irlanda é um dos países que possui uma das melhores qualidades de vida e um dos maiores salários mínimos na Europa. Desta forma, o país se torna muito atraente para trabalhar.

Inclusive, porque a Irlanda é um dos pólos tecnológicos da Europa onde grandes empresas como Google, Facebook, Twitter, Dropbox, Intel, Amazon, e Linkedin estão estabelecidas. Porém, muitas vezes essas e outras empresas acabam priorizando a contratação de cidadãos europeus, devido a burocracia para oferecer o visto de trabalho para cidadãos não europeus.

Agora que você já conhece um pouco mais da Irlanda e dos benefícios que a cidadania italiana possa te trazer, caso você resolva visitar, morar ou trabalhar neste país, conte com a nossa equipe.

Temos um canal direto com a Irlanda, para te ajudar no processo de reconhecimento da Cidadania Italiana. Basta enviar um e-mail com sua dúvida ou solicitação para dublin@dirittodicittadinanzasrl.com, que te responderemos o quanto antes. Ou, envie sua mensagem no formulário abaixo: