preloader
Governo da Itália quer mudar o processo da cidadania italiana. Saiba o que fazer.

Governo da Itália quer mudar o processo da cidadania italiana. Saiba o que fazer.

O Parlamento italiano está atualmente discutindo um projeto de lei que restringe a obtenção da cidadania italiana para descendentes. O projeto de lei nº 752, proposto pelo partido Irmãos da Itália, o texto, de autoria do senador Roberto Menia, visa estabelecer critérios mais rigorosos para a concessão da cidadania por direito de sangue, conhecido como jure sanguinis.

A proposta determina que o reconhecimento da cidadania até a terceira geração (bisnetos) seja condicionado à comprovação de proficiência no idioma italiano. Além disso, caso o parentesco ultrapasse a terceira geração, o solicitante precisará residir na Itália por pelo menos um ano antes de fazer o pedido na cidade onde reside.

Embora não haja uma data definida para a votação em plenário, o projeto já está em tramitação na Comissão de Assuntos Constitucionais do Senado desde o final de janeiro. Representando um avanço significativo em relação a outras propostas semelhantes apresentadas nos últimos anos.

De acordo com estimativas da Embaixada da Itália no Brasil, existem cerca de 30 milhões de descendentes no país. Isso é reflexo do grande fluxo migratório entre 1870 e 1920. Mas temos de ressaltar que o projeto de lei ainda é um projeto de lei, ou seja, pode ser aprovado, rejeitado ou alterado.

Entre as discussões neste projeto de lei, existe a intenção da soma de condições, como o domínio da língua italiana e o conhecimento da história e da Constituição do país. Inclusive, nós já falamos aqui sobre a importância do estudo do italiano para o processo.

O debate sobre o projeto continua, mas o desfecho final dependerá da vontade política do governo e das discussões no Parlamento. Que podem resultar em modificações significativas na proposta original.

E o que eu devo fazer quanto à minha cidadania italiana?

Em um cenário de incertezas, o mais seguro é navegar em mares tranquilos. Ou seja, iniciar o seu processo de cidadania agora, uma vez que as regras atuais seguem valendo. Sem riscos maiores lidar com novas imposições. Vale a pena iniciar hoje mesmo o seu processo, e garantir o seu direito legítimo antes de qualquer possível alteração na lei.

Assim, mantenha-se dentro das regras atuais, já conhecidas, e desfrute plenamente dos benefícios da sua cidadania italiana. Por isso, para saber mais sobre a cidadania italiana e seus benefícios, confira este link. E para tirar suas dúvidas e iniciar a sua jornada por um mundo de sonhos realizados, você pode nos contatar no WhatsApp. Ou por e-mail, preenchendo o formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL