preloader
A Cidadania Italiana abre portas para o esporte: conheça casos de sucesso e saiba se você tem direito.

A Cidadania Italiana abre portas para o esporte: conheça casos de sucesso e saiba se você tem direito.

O Passaporte Italiano, como você bem sabe, está entre os elementos que mais abrem portas no mundo. Dados da Henley & Partners colocam o Passaporte da Itália como o terceiro mais poderoso do mundo. Isso garante aos cidadãos italianos entradas simplificadas ou sem vistos em 189 países, entre eles os Estados Unidos, Canadá e Japão.

Para o mundo do esporte, a Cidadania Italiana também abre portas. Pois, além das facilidades em vistos, o que já justificaria de forma positiva ter posse desse Passaporte, ainda há o privilégio de atuar como cidadão europeu, nos mais variados esportes. No futebol, por exemplo, podemos citar o exemplo da Itália, que possui limite para os jogadores chamados “extra-comunitários”. Ou seja, jogadores que não são italianos, nem membros da União Europeia.

Além disso, ainda é possível para o jogador, como cidadão italiano, atuar pela Azzurra, como os brasileiros Jorginho e Emerson Palmieri. Jogadores que foram campeões da Euro 2020 com a tradicional camisa azul.

Vamos, assim, conhecer juntos informações relevantes sobre a obtenção do passaporte italiano, e conhecer casos de sucesso no esporte. Afinal, este é um direito à disposição de todos, incluindo quem está dando seus primeiros passos no esporte, sonhando em construir uma rica história nas quatro linhas.

Espaço para todos: atletas, empresários e patrocinadores

Engana-se quem acredita que apenas os atletas ganham com o Passaporte Italiano. Apesar de sim, atletas de futebol, vôlei ou tênis, em esportes que podemos incluir até os eSports, empresários e patrocinadores também contam com benefícios. Pois com a Cidadania Italiana, além de ser mais simples entrar em diversos países pelo mundo, o que inclui as fronteiras livres da União Europeia, também poderão negociar de forma mais prática, sem as burocracias aplicadas para os estrangeiros.

Isso significa que jogadores poderão expandir o seu potencial, jogando nas principais ligas do mundo. Enquanto empresários e patrocinadores poderão fazer negócios ainda melhores. Além de poderem buscar oportunidades nos mais prósperos mercados do mundo.

Histórias de sucesso no esporte com Cidadania Italiana

Para você conferir melhor o quão longe um brasileiro com a Cidadania Italiana no esporte pode ir, separamos três cases de sucesso. São pessoas que, assim como você, possuíam um sonho e batalharam duro, para conquistar muito e escreverem suas histórias no mundo do futebol.

  • Jorge Luiz Frello Filho (Jorginho): Jorginho iniciou sua carreira no Brasil, atuando na equipe do Brusque, no interior de Santa Catarina. Após a composição de sua árvore genealógica, pôde comprovar seu vínculo com um imigrante italiano, o seu trisavô Giacomo Frello.  Após tornar-se cidadão italiano, atuou em diversas equipes europeias. E hoje, como jogador do Chelsea, é presença cativa nas convocações da seleção italiana, onde se sagrou campeão da Eurocopa 2020.
  • Thiago Motta: Thiago possui a cidadania italiana por meio de seu pai Carlo Roberto Motta, que é neto do imigrante Fortunato Fogagnolo. Nascido em São Bernardo do Campo, iniciou sua história esportiva no histórico time do Juventus da Mooca, após passagens de sucesso em equipes expressivas como Barcelona, Inter de Milão e PSG, atuou também pela seleção italiana e neste momento é treinador  do Spezia, time da Serie A italiana.

Trabalhar duro e não desistir é a chave para o sucesso

  • Emerson Palmieri: Emerson Palmieri teve uma passagem discreta no Santos. Atuando mais no time Sub-20, o lateral-esquerdo ganhou espaço em 2013. No ano seguinte, foi emprestado para o Palermo, depois para a Roma, para onde se transferiu em definitivo em 2016. Ficou até 2018, quando se mudou para o Chelsea, ao lado de Jorginho. Nesse mesmo ano, foi convocado pela primeira vez para a seleção da Itália. E até o presente momento segue como titular da seleção italiana pela qual conquistou a Eurocopa de 2020.
  • Rafael Tolói: Outro brasileiro de destaque nos gramados italianos, Rafael Tolói iniciou sua jornada no Goiás, onde foi vice-campeão da Sulamericana de 2010. Sendo assim, convocado para a Seleção Brasileira Sub-20. De lá, foi para o São Paulo, e foi destaque por três anos, até que, em 2014, foi para o Roma. De lá, ele retornaria ao São Paulo, quando foi contratado em definitivo pelo Atalanta. Onde cresceu com o time, que tem sido destaque nas últimas edições da Champions League. Também se naturalizou italiano, o que rendeu convocações para a Seleção Italiana. Tolói também esteve no grupo campeão da Euro 2020.

O melhor de dois mundos: Confira as vantagens de ser um atleta ítalo-brasileiro

Ser um atleta ítalo-brasileiro, especialmente no futebol, traz diversas vantagens. É fazer parte, assim, de uma só vez, de duas das principais escolas de futebol do mundo. São nove Copas do Mundo, e inúmeros jogadores lendários, que enchem os olhos dos fãs do esporte até hoje.

Veja, então, quais são as vantagens:

​1. Quem é do mundo do futebol sabe que existe restrição da UEFA para a quantidade de atletas estrangeiros por time. Mas quem tem dupla cidadania, sendo uma delas europeia, a sua contratação não dependerá de cotas.

2. Livre trânsito por qualquer um dos 26 países membros da Comunidade Europeia. Com possibilidade de morar, estudar e trabalhar sem ter a necessidade de vistos e sem limite de permanência. De acordo com o disposto no Tratado de Schengen. 

3. Para os jogadores que pertencem a times europeus, ter uma cidadania europeia pode ajudar na boa integração com a nação que representa. Além do fato de que o sentimento de “viver em casa” proporciona um bom conforto psicológico e emocional.

4. Os jogadores que são cidadãos europeus podem representar em campeonatos mundiais os países onde jogam na Europa, ou seja, podem fazer parte da seleção nacional.

5. Assim como uma qualidade de vida única: sistema de saúde funcional, economia estável e um custo de vida bem mais barato. Isto é, frente ao salário estipulado para a Área de Schengen. Tornar-se um cidadão europeu também garantirá aos seus filhos completo acesso às melhores escolas do mundo.

Como é possível adquirir a Cidadania Italiana para o esporte?

Obter a Cidadania Italiana é um processo simples, também para o mundo do esporte. Que, com o apoio de uma empresa séria como a Diritto di Cittadinanza, que está há mais de dez anos realizando mais de 4 mil sonhos, garantirá a você o acesso pleno à cidadania italiana. Assim, você terá seus direitos garantidos e, também, o Passaporte Italiano.

Atualmente, é possível obter a Cidadania Italiana de duas formas:

Via Judicial

A Cidadania Itaiana Via Judicial é uma alternativa mais prática do que a administrativa. Sendo, assim, a melhor maneira de obter o seu reconhecimento, sem a longa espera nas filas dos Consulados Italianos no Brasil.

O processo de reconhecimento da Cidadania Italiana Via Judicial acontece da seguinte forma:

Primeiramente, reunimos e analisamos os documentos, cuidamos das retificações e emissão das novas certidões, além das traduções e apostilamentos. Estes passos são cruciais para o sucesso do processo. Por isso dedicamos muita atenção e cuidado para que tudo chegue sem nenhum defeito no Tribunal de Roma.

Com os documentos em mãos, devidamente confirmados, você pode dar a entrada na Cidadania Italiana no Consulado da Itália de sua preferência. É importante entender que, para fazer a sua cidadania via judicial, você precisa estar na fila do consulado. Também assessoramos você nesta etapa.

Uma vez com a inscrição feita no Consulado, e você aguardando na conhecida fila, entramos com o processo pelo Tribunal de Roma. Através de um advogado da Ordem dos Advogados de Roma, para que ele exija o cumprimento da lei. A lei afirma que o tempo máximo de espera para o processo seja de 730 dias.

Uma vez que a sentença é dada, as certidões são transcritas no Comune. Com as certidões em mãos, é a hora de realizar a inscrição no AIRE. Que também é importante e você pode conferir mais a respeito aqui, e enfim, solicitar seu passaporte Italiano.

Via Administrativa

O comune é uma comunidade local com autonomia administrativa, podendo ser comparado ao que chamamos de municípios no Brasil. Também chamamos de comune a sede administrativa de um “município” italiano. É na sede administrativa que o processo para a cidadania italiana será realizado.

Assim, após montar toda a documentação, o interessado precisa viajar à Itália e permanecer por lá como residente legal durante todo o andamento do processo. Que pode levar cerca de seis meses, dependendo do comune.

É uma opção mais rápida para se obter a cidadania italiana por descendência. Mas é preciso levar em conta tudo o que envolve uma mudança, ainda que temporária, para a Itália. Dinheiro, trabalho, estudos, família, tudo isso precisa ser colocado na ponta do lápis antes de viajar.

Vale a pena sonhar com a Cidadania Italiana e o esporte

Nós sabemos que, no mundo dos esportes, especialmente no futebol, há inúmeros sonhos, em todos os campinhos do Brasil. São brasileiros e brasileiras que sonham em escrever uma bela história no esporte, além de prover o melhor para as suas famílias e amigos. Por isso, a Cidadania Italiana no esporte surge como uma interessante opção para impulsionar esses sonhos.

De acordo com a Embaixada da Itália no Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros são descendentes de italianos. Isso é quase metade da população atual da própria Itália. Por isso, há muitos que possuem o direito justo, e garantido por lei, de conquistarem o reconhecimento de sua Cidadania Italiana.

Por isso, conte com a Diritto di Cittadinanza. Estamos há mais de dez anos no mercado, realizando milhares de sonhos. Ajudamos pessoas a irem ainda mais longe, apoiando-as em seu direito legítimo, e mostrando a todos que sim, é possível sonhar.

Para saber mais, basta entrar em contato conosco, no formulário abaixo. Ou acessar nossas redes sociais.

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL