preloader
Vigili del Fuoco: Conheça os bombeiros na Itália

Vigili del Fuoco: Conheça os bombeiros na Itália

O trabalho de bombeiros é um dos mais requisitados em todo o mundo, o que inclui os bombeiros na Itália. Trata-se de uma profissão que exige de seus membros um grande preparo físico e mental, para atuar em situações de incêndio, resgate e proteção de pessoas, em situações de perigo. Além de também atuarem na prevenção de desastres através de fiscalização.

Na Itália, os bombeiros são os “vigias do fogo”, ou os “Vigili Del Fuoco”. Eles fazem parte de uma agência institucional da Itália, sendo parte do Ministério do Interior no Departamento dos “Vigili Del Fuoco”, do Socorro Público e da Defesa Civil. A corporação atua para prover segurança para as pessoas, animais e propriedade. E também oferecem assistência técnica para indústrias, para a prevenção de incêndios. Além de estarem aptos a atuar em situações de terrorismo, seja ele químico, biológico, radioativo, ou um ataque nuclear.

Todo italiano interessado, e que cumpra os requisitos, pode ingressar no Corpo Nazionale dei Vigili del Fuoco. Inclusive italianos com sua cidadania reconhecida, que cumprem os requisitos para a Cidadania Italiana, podem se candidatar. Assim, vamos apresentar, neste artigo, como um italiano pode se tornar um “vigia do fogo”.

Como se tornar um bombeiro na Itália

Eventualmente, os requisitos são os mesmos em qualquer força de bombeiros no mundo. Basta comprovar um porte físico saudável, juntamente com um psicológico apto para lidar com as muitas situações de perigo deste trabalho. Mas, também de forma semelhante a outros órgãos de bombeiros pelo mundo, é preciso prestar um concurso público.

Os concursos, eventualmente, são divulgados no site oficial dos bombeiros na Itália (http://www.vigilfuoco.it/), nos jornais, ou em canais oficiais das comunas.

Os requisitos mínimos para se tornar um bombeiro:

Para ser um bombeiro, é preciso cumprir alguns requisitos. Entre eles, destacamos os principais:

  • A idade mínima é de 18 anos, enquanto a máxima é 30.
  • Um certificado de conclusão do ensino médio é suficiente, embora se deva notar que ter uma qualificação especial é sempre útil para valorizar suas aptidões.
  • Uma carta de motorista normal, embora a especialização em seja de grande valia, como a direção de caminhões ou outros veículos específicos. Atualmente, é possível converter sua carteira brasileira de habilitação para a italiana. Saiba mais neste link.
  • A ausência de quaisquer condenações ou registros nos meios criminais.
  • Direitos civis plenos.
  • Porte físico saudável o suficiente para se adequar ao trabalho.
  • Nenhum registro anterior que possa questionar a integridade mental da pessoa.

Os critérios, assim sendo, serão avaliados para confirmar que há aptidão física e mental para o candidato atuar como bombeiro. Não há limite de peso ou altura para o trabalho. Com a inscrição aceita, os testes serão iniciados, com o teste de pré-seleção e o de aptidão motora.

Pré-seleção e teste de aptidão

Na pré-seleção, o candidato responde sobre questões comuns da grade escolar até o ensino médio. Além de buscar extrair se o candidato tem noções básicas sobre as situações cotidianas, também busca avaliar o poder de dedução dos candidatos.

Depois que concluída a pré-seleção, há o teste de aptidão. Que existe para o candidato provar, assim, que pode lidar com o mínimo das difíceis tarefas de um bombeiro. O teste consiste em quatro etapas que buscam avaliar o físico do candidato, suas habilidades motoras e de reação, assim como avaliar sua compreensão das atividades de resgate.

Uma vez aprovado nos dois testes, o candidato precisa fazer a entrevista final. Ela conta com questões relativas a conhecimentos de informática e linguística. Esta última com uma língua que será especificada no anúncio do concurso.

O curso de preparação para um bombeiro

Como resultado da aprovação, o candidato a bombeiro precisará passar por um curso de formação para o trabalho, com a duração de um ano. Assim sendo, são nove meses de treinamento básico, e outros três dedicados ao treinamento prático. Terminado o curso, enfim a pessoa poderá ser considerada membro dos Vigili Del Fuoco. E poderá ascender na carreira após cinco anos de serviço.

É mais uma grande oportunidade de carreira que um italiano pode participar. E um descendente de italiano, que possui os documentos, também pode participar. Aproveitando a Cidadania Italiana Via Judicial, todo o processo é feita de maneira prática e segura. Para saber mais, envie-nos um e-mail, no formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL