preloader
O esporte na Itália rendeu 78,8 bilhões de euros em 2021. E você pode fazer parte deste mercado.

O esporte na Itália rendeu 78,8 bilhões de euros em 2021. E você pode fazer parte deste mercado.

A Itália é uma das potências globais no esporte. E podemos citar vários exemplos. Nas últimas Olimpíadas de Tóquio, por exemplo, a Itália conquistou 40 medalhas (10 de ouro, 10 de prata e 20 de bronze), ficando em décimo lugar no quadro geral, na frente de países como o Brasil, Cuba e Canadá.

Entre as medalhas de ouro, estão medalhas históricas. Como a do revezamento 4×100, cuja medalha foi conquistada por 1 centésimo de diferença para o segundo colocado. Também podemos citar o ouro de Lamont Marcell, conquistado nos 100 metros rasos, e o ouro dividido entre o italiano Gianmarco Tamberi e Essa Barshim, do Qatar, no salto em altura.

A Itália também é fanática por automobilismo. E não seria por menos, uma vez que o país abriga a Ferrari, que faz com que sua torcida frenética leve o vermelho da escuderia por todos os Grandes Prêmios do mundo, o que inclui Monza e outros autódromos italianos. O país também conta com muitos praticantes de vôlei, esgrima, ciclismo e futsal.

Isso sem deixar de lado o futebol. O calcio, que é como os italianos chamam o esporte, já rendeu aos italianos quatro títulos mundiais. Mas trouxe também nomes eternizados no esporte, como Roberto Baggio, Gianluigi Buffon, Paolo Maldini ou Andrea Pirlo. Até jogadores que não são italianos são muito queridos no país, casos de Adriano, Zico, Ronaldo ou Maradona, que jogaram nos campos da Itália e por isso são reverenciados até hoje.

Um mercado bilionário

Uma grande participação popular em esportes não poderiam deixar de render um mercado bilionário. Assim diz o relatório Osservatorio sullo Sport System, feito pelo Banco Ifis Research Office. O estudo foi feito para enxergar melhor a dimensão econômica do esporte no país, além de trazer dados que ajudam investidores, governos e demais envolvidos a trabalharem melhor com o esporte no país.

Os números são interessantes. 35 milhões de italianos, de um país com cerca de 60 milhões de habitantes, se declaram torcedores. Destes, 15,5 milhões se declaram praticantes regulares de algum esporte. Ou seja, quase um terço do país se dedica a algum esporte. Em 2021, o esporte gerou 78,8 bilhões de euros em receitas na Itália. Este valor representa 3% do PIB do país.

Mas a Itália já rendeu ainda mais. Em 2019, o esporte rendeu 95,9 bilhões em negócios. E, nos anos seguintes, sofreram impacto com a pandemia de coronavírus. Entretanto, mesmo com os impactos da covid-19, o esporte seguiu rendendo bons negócios, e um bom valor financeiro.

Você pode fazer parte do esporte italiano com a Cidadania Italiana

Todos estes números impressionam pela forma a qual a Itália trata o esporte entre seus cidadãos. Mas, falando em cidadania, saiba que você tem grandes chances de se tornar participante deste mercado bilionário. Como? Através da Cidadania Italiana, um direito garantido por lei para todos aqueles que, mediante comprovação de documentos, comprovam ligação de família com um ascendente italiano.

E, entre as formas de se obter o reconhecimento, destaca-se a Cidadania Italiana Via Judicial, maneira prática e que, entre vários fatores, não exige a viagem obrigatória à Itália. Assim sendo, para saber mais sobre as possibilidades que um italiano possui no mundo do esporte, o que inclui o futebol, confira nosso artigo especial sobre o tema.

Assim, para saber mais sobre o processo de reconhecimento da Cidadania Italiana, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Preencha o formulário abaixo e não deixe para amanhã a realização de seus sonhos.

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL