preloader
Cidadania Italiana Via Administrativa x Via Judicial: Qual é a melhor?

Cidadania Italiana Via Administrativa x Via Judicial: Qual é a melhor?

Qual é o melhor método para você conquistar seu direito à Cidadania Italiana? Por via administrativa ou via judicial? Com as duas maneiras se consolidando como eficazes para quem busca seu legítimo direito à Cidadania, esta dúvida chega com muita frequência ao nosso atendimento.

São muitas pessoas que, por inúmeras razões, não sabem qual é o melhor meio de se obter seu reconhecimento, e qual atende melhor suas necessidades.

Para te ajudar, resolvemos fazer um tira-teima bem esclarecedor. Com a ajuda do Marião na Europa, contamos para você qual é o melhor jeito de se obter a sua Cidadania Italiana:

Conhecendo a Via Administrativa e a Via Judicial

Nós temos explicações completas sobre ambos os métodos em nosso site. Mas, para ajudar você a entender melhor, explicaremos aqui, de forma simples, como funcionam os processos e suas diferenças.

  • Via Administrativa: É quando você tem sua cidadania reconhecida na Itália. Você precisa viajar para a Itália, e passar alguns dias em solo italiano, enquanto seu processo vai sendo efetuado. Este processo exige do requerente a paciência e organização necessária para passar este tempo em solo italiano, por vários fatores.

Como o requerente ainda não possui o passaporte italiano, ele ainda é tratado como cidadão brasileiro no país. E, além de ter que contar com os três meses oferecidos pelos países da União Europeia a cidadãos brasileiros a fim de turismo, ainda não poderá trabalhar neste período, a não ser, claro, em casos de trabalho via Home office em empresas do Brasil, precisando, apenas lidar com o fuso horário.

Também há o fator econômico. Você não vai pagar apenas o processo, como também terá que arcar com os gastos de passagem, hospedagem, locomoção e alimentação.

  • Via Judicial: Já através da Via Judicial, o processo acontece de forma bem diferente. Os consulados italianos no Brasil também são capacitados para oferecer a Cidadania Italiana a quem tiver este direito. Mas, se você está lendo este texto, já deve saber que o tempo para ter o direito reconhecido é imenso, com filas durando entre 6 e 12 anos.

A chamada Via Judicial, assim, leva o seu direito de reconhecimento para a esfera da Justiça. Através de advogados italianos, registrados na Ordem dos Advogados de Roma (o equivalente à nossa OAB), um processo é iniciado, solicitando a rápida execução da Cidadania em um Consulado Brasileiro, eliminando o alto tempo de fila. Os processos, assim, duram em média 18 a 24 meses.

Mas o que é melhor para mim?

Bom, sabemos que cada caso é um caso, e cada pessoa tem suas necessidades específicas. Entretanto, vamos ajudar trazendo informações que podem ser pertinentes para você que quer saber qual é o melhor meio de se obter sua Cidadania Italiana.

Se você optar pelo processo administrativo, terá que arcar com todos os gastos envolvendo a viagem para a Itália, acomodação, transporte e alimentação. Além disso, terá que deixar, por um período de tempo, trabalho e família, para cumprir os processos em solo italiano. Para alguns, é a oportunidade de férias perfeita, pois você realiza um sonho enquanto pode conhecer a Itália, ou mesmo a Europa, durante o processo.

Mas, para outros, é um processo que, além de caro, ainda fica inviável pela necessidade de se estar na Itália. Não são todos que podem, independente de condições financeiras, passar muitos dias em outro país. Aí é que entra a Via Judicial, como grande alternativa.

A Via Judicial permite que você tenha seu direito reconhecido, mas sem mudar nenhuma rotina em sua vida. Não é necessário viajar, pois o processo é todo feito através da Justiça, com a possibilidade de acompanhar todo o processo através do aplicativo oficial da Justiça Italiana. Uma vez com os processos realizados, você terá sua Cidadania Italiana reconhecida, podendo solicitar seu Passaporte Italiano.

São duas modalidades que atingem o mesmo objetivo, mas que exigem elementos específicos de cada requerente. A Via Administrativa é a maneira mais rápida, porém exige de você mais recursos financeiros, além de ter que pagar tudo relacionado ao seu processo antes da viagem. Enquanto a Via Judicial vai tendo seus gastos diluídos conforme os processos vão sendo executados: do início do contrato, passando pela audiência, até o final da sentença.

Dito isto, podemos afirmar que, embora a Via Administrativa seja uma solução prática para algumas pessoas, sem sombra de dúvida a Via Judicial surge como a alternativa mais economicamente viável, e também a mais prática. Pois todo o processo é executado sem grandes interações por parte do requerente, bastando estar atento ao andamento do processo, e aos passos solicitados por nossa assessoria.

Quer falar sobre Cidadania Italiana? Estamos à disposição.

A Diritto di Cittadinanza sabe o quanto obter a Cidadania Italiana é importante para você. São mais de 30 milhões de brasileiros que possuem o direito legítimo de se tornarem cidadãos italianos, e usufruir dos mesmos direitos e deveres de um cidadão europeu. Por isso, nossa equipe está sempre à disposição, para te apoiar no que for preciso.

Para saber mais, basta entrar em contato, no site, via WhatsApp, ou no formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL