preloader
Regiões autônomas da Itália: saiba o que isso influencia na cidadania italiana

Regiões autônomas da Itália: saiba o que isso influencia na cidadania italiana

A Itália possui duas regiões autônomas especiais: Trentino-Alto Ádige/Südtirol e Friuli-Venezia Giulia. Nessas regiões, as leis envolvendo cidadania podem ser diferentes das do restante do país devido às influências culturais e históricas únicas.

Isso acontece por causa de características culturais, e questões políticas que envolveram a história das duas regiões. Diferentes do restante da Itália, elas possuem características distintas, que devem ser levadas em consideração quando o assunto é o reconhecimento da cidadania italiana.

Conheça as regiões autônomas da Itália

Trentino-Alto Ádige fica no norte da Itália, fazendo fronteira com a Áustria. De forma resumida, esta região pertenceu do antigo Império da Áustria-Hungria, até a incorporação italiana, ocorrida após o final da Primeira Guerra Mundial. Mais sobre este assunto está disponível aqui.

Por causa disso, a região que tem forte influência austríaca e fala tanto alemão quanto o italiano, possui seus próprios poderes legislativos, e tem certa independência do poder regional. Isso rende situações diferenciadas para o conceito de cidadania, pois algumas pessoas da região tiveram o direito de escolher entre a cidadania italiana e a cidadania austríaca. Tal elemento influencia de forma direta o requerimento da cidadania italiana, caso seu ascendente tenha vivido nesta região.

Friuli-Venezia Giulia, por sua vez, faz fronteira com a Eslovênia e também com a Áustria. Hoje faz parte da Itália, mas possui uma forte conexão com a cultura eslava. A sua autonomia também tem a ver com a cultura de uma minoria da região, no caso os eslavos.

Isso também influencia, e muito, as questões de cidadania, por causa da proteção local dos direitos das minorias éticas da região. É uma outra região o qual é importante fazer uma análise minuciosa do indivíduo ascendente, por causa de suas particularidades.

Como a cidadania italiana é reconhecida apenas para indivíduos que comprovam a ligação por sangue com um italiano, talvez pessoas que viveram nestas regiões, embora dentro da Itália, não sejam de fato italianos, o que exige que a investigação do passado familiar seja mais profunda.

Lembrando que estas duas regiões são autônomas, mas vinculadas ao território italiano. Não são como San Marino ou o Vaticano, que são duas nações, com suas próprias leis, localizadas dentro da península italiana.

Meu ascendente veio de um destes lugares: e agora?

O fato do ascendente ser desta região exigirá apenas uma investigação mais profunda da sua árvore genealógica, a fim de descobrir se de fato, o seu ascendente é italiano. Em caso positivo, as leis de reconhecimento de cidadania italiana são as mesmas, como em todos os outros casos.

Por isso, para saber mais sobre a cidadania italiana e seus benefícios, confira este link. E para tirar suas dúvidas e iniciar a sua jornada por um mundo de sonhos realizados, você pode nos contatar no WhatsApp. Ou por e-mail, preenchendo o formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL