preloader
Saiba o que é o Etias, programa de vistos para turistas estrangeiros na Europa

Saiba o que é o Etias, programa de vistos para turistas estrangeiros na Europa

Conhece o Etias? Como bem sabemos, para visitar os países da União Europeia, como Itália, Espanha, França ou Portugal, um brasileiro não precisa solicitar nenhum visto. Se a viagem for apenas a fim de turismos, as nações darão 90 dias para que o viajante possa circular pelas nações do bloco, sem maiores burocracias.

Lembrando que tal situação é apenas para turistas. Outros vistos, como o de trabalho ou estudos, ainda dependem de solicitações, processos e aprovações dos respectivos consulados.

Mas, para lidar com a questão dos viajantes, a União Europeia quer implementar o Etias, um programa de vistos para visitantes estrangeiros, que inclui os brasileiros. O programa teria início em 2021, mas tem sido adiado, sendo a última data conhecida novembro de 2023. Porém a implementação foi adiada de novo, desta vez reprogramada para 2024.

Com o programa ainda não implementado, o sistema de viagem segue como está.

O Etias é um visto? O que muda pra um brasileiro?

O Etias significa, já traduzindo o termo, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. O programa já está nos interesses europeus desde 2016, após o anúncio pela Comissão Europeia. O objetivo do programa, segundo a Comissão, é a de aumentar a segurança no bloco e evitar a imigração ilegal.

Desta forma, o visitante seria cadastrado e teria a sua viagem autorizada, dentro dos 26 países do espaço Schengen.

O Etias funcionará de forma semelhante ao Esta, que é o programa de vistos para estrangeiros sem visto para os Estados Unidos. Um cidadão italiano, por exemplo, não precisa solicitar visto para ir aos EUA, mas precisa preencher e pagar os US$ 14 de taxa do Esta, para entrar no país, como um turista. O Canadá possui um programa semelhante, e os italianos também estão incluídos nele.

O Etias também pode, segundo a União Europeia, reduzir os problemas de estrangeiros barrados nos aeroportos europeus. Pois, no caso de uma negativa de entrada, o indivíduo tem sua viagem negada antes mesmo da sua partida.

Para brasileiros sim, para italianos não

O Etias, quando entrar em vigor, será válido em todos os 62 países que podem viajar para a Europa, como turistas, sem a necessidade de um visto. Entre estes países, o Brasil. O interessado em viajar para o continente deverá preencher o Etias, o que inclui menores de idade, e recolher a taxa de 7 euros, em caso de pessoas entre 18 e 70. Pessoas com mais de 18 anos e mais de 70 não precisarão pagar a taxa.

Mas, obviamente, um cidadão italiano não precisará disso, pois ele já é um cidadão europeu. E a cidadania italiana é um direito que atinge, segundo a Embaixada Brasileira, mais de 30 milhões de brasileiros. Por isso, mais do que nunca, a cidadania italiana surge para trazer ainda mais facilidade.

Pois, atualmente, o Passaporte Italiano já abre mais portas, sendo aceito em países como os EUA e Canadá, que não solicitam vistos para turistas italianos. E, com o Etias em funcionamento, uma pessoa com o Passaporte Italiano também não vai preencher este formulário. Pois será recebido em qualquer país do bloco como um legítimo cidadão europeu.

Para saber mais, saiba os benefícios do Passaporte Italiano. E você pode nos contatar no WhatsApp, ou por e-mail, preenchendo o formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL