preloader
Nove conselhos para quem vai conhecer a Itália

Nove conselhos para quem vai conhecer a Itália

Com a flexibilização das restrições, e com o retorno ao turismo de diversos países, muita gente pode, enfim, retomar seus sonhos de conhecer diversos locais pelo mundo, o que inclui a Itália. Mesmo com a possibilidade de se requerer a Cidadania Italiana Via Judicial, forma prática que não exige a viagem ao país, é muito mais do que indicado que os descendentes de italianos conheçam, ao menos uma vez na vida, a terra natal de seus antepassados.

A Itália é local de boa comida, boas histórias e locais incríveis, que cativam todos os que a exploram. Mas, por se tratar de um país com culturas e costumes únicos, vale muito a pena conferir conselhos úteis, para aproveitar a estada no país da melhor maneira possível. Assim, separamos nove dicas que podem ser fundamentais para te ajudar ao conhecer um país incrível como a Itália.

1) PAGAMENTOS NA ITÁLIA

Você pode comprar euros, inclusive antes de viajar. Mas também é possível usar cartões na Itália. A Wise, por exemplo, conta com um cartão de débito internacional, com contas em várias moedas, incluindo o euro. Assim, se você não gosta de andar com dinheiro, poderá usar tal cartão, e administrar o dinheiro no aplicativo. Também dá para usar os principais cartões de crédito no país, caso o seu seja internacional. Apenas se atente para as regras do uso no exterior de seu cartão, e também para as taxas e impostos cobrados em transações internacionais.

2) AS GORJETAS

As gorjetas não são obrigatórias na Itália, mas é comum que sempre se deixe 10% do valor do serviço para agradecer o serviço. Também é comum dar gorjetas a serviços como táxi, transportes privados ou para guias, afinal, o turismo é um dos maiores motores da economia italiana, e há muitos profissionais oferecendo seus serviços ao apresentar o país aos turistas.

3) COMO USAR O CELULAR

Telefonemas hoje em dia são mais raros, uma vez que recursos como o WhatsApp ou outras redes sociais facilitam mais o contato entre outros países. De qualquer forma, para alguém do Brasil te telefonar, deverá colocar o +39, código internacional da Itália, antes do seu número. E, para você ligar da Itália ao Brasil, deverá usar o código brasileiro, o +55. Mas antes de qualquer telefonema, veja com sua operadora se tal ligação não terá custos adicionais, como o roaming.

Hoje é possível contar com várias opções para manter Internet no seu celular, como a possibilidade de comprar um chip com promoção de Internet, ou, caso possua algum telefone específico, como os iPhones do modelo 11 para frente, comprar no próprio aparelho, via aplicativo, um eSIM. O eSIM é um chip virtual, capaz de oferecer serviços de Internet como se fosse um serviço local. E ainda existem chips internacionais, que podem ser comprados antes da viagem, e garantem Internet desde o desembarque.

4) OS HORÁRIOS DAS LOJAS

O comércio na Itália é um pouco diferente do que vemos no Brasil. Geralmente, as lojas se abrem de segunda à sábado, das 9h30 até às 12h30. Depois, há um bom tempo de almoço, onde praticamente tudo fica fechado, até cerca de 15h30, quando as lojas funcionam até 19h30. Ainda há comércios que ficam abertos até 21h ou 22h. Além de que há cidades com comércio funcionando também aos domingos. Nada que uma conversa com moradores da região em que está não te garanta não só informação dos horários, como dos melhores locais para comprar.

5) ÁGUA NA ITÁLIA

Não é preciso comprar água na maioria dos locais, pois a água das torneiras dos hotéis ou das fontes das cidades são potáveis. Em Roma, por exemplo, há muitos locais que fornecem água potável de forma gratuita, bastando apenas andar com a sua garrafa sempre a mão.

6) SEGURANÇA NA ITÁLIA

Por causa dos problemas de segurança no Brasil, ao observarmos a Itália como um local mais seguro, podemos “abaixar a guarda” ao cuidar de nossos pertences. Mas justamente por ser um país turístico, com pessoas de todo o mundo em suas ruas, a atenção deve ser dobrada, especialmente para roubos de carteiras e bolsas. O grande cuidado que você tem que ter na Itália é com pequenos furtos, o que exige um olhar atento na sua bolsa, mochila ou bolso, evitando de deixar itens como carteiras e celulares expostos.

7) QUANDO É MELHOR PARA VIAJAR?

Quem responde esta pergunta é você, mas podemos ajudar com algumas informações. Por exemplo, quem quer “brincar na neve” deve preferir a temporada de dezembro até março, e cidades mais ao norte, enquanto quem quer tomar banho de sol e de mar deve preferir o sul italiano, entre junho e setembro. Em agosto, os italianos entram nas férias de verão, o que inclui o Ferragosto, feriado das férias. Isso ocasiona, obviamente, praias mais lotadas e locais mais cheios. Por isso, o ideal é viajar dentro das suas expectativas de clima, e também dentro do seu espírito de viagem, seja ele mais tranquilo, ou mais badalado.

Para conhecer mais sobre os locais turísticos, ou buscar informações sobre a ida até a Itália, dá pra conferir muita coisa no site oficial do Turismo da Itália.

8) OS TRANSPORTES

Como todo país europeu, os trens conseguem transportar os viajantes para diversos locais. Como exemplo, Roma e Nápoles podem ser visitadas de forma muito rápida, graças aos trens que ligam as duas cidades. Além disso, também há metrôs e ônibus dentro das cidades. Para quem quer conhecer as atrações turísticas, ainda há a possibilidade de se fazer tudo a pé, pois geralmente elas são muito próximas umas das outras. A Itália também dispõe de bons aeroportos, e também oferecem boas opções de aluguel de automóveis. Basta observar bem o que você planeja fazer no país, e considerar o melhor transporte para a sua viagem.

Por exemplo, se você quer conhecer os famosos centros históricos, de Milão até a Calábria, aviões e trens serão seus melhores amigos. Mas se você quer desbravar as pequenas vilas do país, aí seu companheiro ideal será um automóvel alugado.

9) ALIMENTAÇÃO NA ITÁLIA

A Itália é muito conhecida por sua comida. Cada região tem sua culinária especial, o que inclui de massas a vinho. Para explorar o melhor do que a Itália tem para oferecer, o ideal é conhecer os pratos típicos da região. Nápoles, por exemplo, conta com pizzas deliciosas, mas também com boas opções de alimentos com frutos do mar. Faça uma boa pesquisa sobre as comidas típicas dos locais que você irá visitar e bom apetite.

E não se esqueça do mais importante: o italiano considera as refeições como momentos de extrema importância. Ou seja, dentre várias coisas, o italiano não almoça e nem janta com pressa. Por isso, faça como eles e aproveite o momento para apreciar o alimento, ter boas conversas e aproveitar os bons momentos à mesa.

A Cidadania Italiana é a sua grande viagem da vida

Conhecer a Itália é uma experiência magnífica. E para quem quer ter a sua Cidadania Italiana reconhecida, é ainda mais importante. Afinal, é a sua oportunidade de conhecer um pouco sobre o seu passado, sobre sua família e sobre os costumes de um povo único. A Diritto di Cittadinanza existe há mais de dez anos, oferecendo a muitas pessoas a oportunidade de desbravarem um novo mundo com o direito legítimo, resguardado por lei, de se obter a Cidadania Italiana.

Para saber mais sobre o processo, e tirar suas dúvidas, não deixe de entrar em contato, enviando uma mensagem no formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL