preloader
 E e I: Conheça os plurais italianos

E e I: Conheça os plurais italianos

O idioma italiano tem várias particularidades. E uma bem curiosa se encontra nos plurais. Nós, falantes da língua portuguesa, e que aprendemos o inglês, estamos acostumados com o uso do “s”, quando o substantivo está no plural. Casas, carros, cachorros e mulheres. Sempre o “s” indicará que há mais de um item discriminado na frase.

Entretanto, no italiano, a coisa é diferente. São as próprias vogais que determinam se o substantivo é singular ou plural. Se, no singular, assim como no português, se usa o “a” para substantivo feminino (ex: mulher / donna), e o “o” para o masculino (ex: homem / uomo), no plural usamos as letras “e” e “i”.

Assim, o “i” simboliza o plural masculino, e o “e”, o plural feminino. Assim como “gli” ou “i”, no início da frase”, funciona como o nosso “os”, e “le” é o equivalente italiano a “as”. Vamos ver alguns exemplos:

  • Os homens: Gli uomini (aqui há uma exceção, pois se soma “ini”, mas ainda assim a palavra termina com “i”)
  • As mulheres: Le donne
  • Os animais: Gli animali
  • As casas: Le case
  • Os filhos: I figli
  • As cebolas: Le cippolle
  • Os jornais: I giornali
  • As canetas: le penne

Viu como é simples? É só prestar atenção nesta simples regra, para entender o que é plural, e o que é singular, em italiano. Apenas mais um toque: há substantivos, que terminam no singular em “e” (a chave / la chiave, o boi / il bue), que também tem seus plurais finalizados em “i”.

E ainda existem substantivos invariáveis, aqueles que nunca vão mudar, independente de ser masculino ou feminino. Tais palavras terminam em consoante, ou vogal com acento. Vamos usar o chá de exemplo. No singular, “il tè”, e no plural, “i tè”. Repare que foi apenas o artigo que mudou, do singular “il” para o plural “i”.

E também há substantivos masculinos singulares que terminam em “co” ou “go”, que acrescentam um “h” antes da letra que indica o plural. Assim, a palavra succo, o nosso delicioso suco, em seu plural italiano, vira “succhi”. Ou a palavra “amiga”, que no singular é “l’amica”, e no plural, se transforma em “le amiche”.

Há, ainda, mais algumas regras e exceções. Mas o que você já viu aqui é o suficiente para começar a entender a maioria das palavras. Qual delas você mais usaria, se fosse conversar em italiano com alguém?