preloader
 Conheça oito incríveis mulheres italianas que fizeram história

Conheça oito incríveis mulheres italianas que fizeram história

As mulheres, apesar de ainda lidarem com vários problemas, seguem colaborando de maneira incrível com a história. Deixando de lado o estereótipo de “sexo frágil”, muitas mulheres, através dos anos, seguem colaborando de maneira decisiva com o planeta.

Assim, para homenagear a todas as mulheres, no Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, apresentamos para você oito mulheres italianas. Mulheres que, nos diversos campos de atuação, colocaram seus nomes na história, e servem de inspiração, até hoje, para dezenas de pessoas em todo o mundo.

1 – Rita Levi Montalcini

Rita Levi Montalcini nasceu em Turim em 1909 e morreu em Roma em 2012. Ela foi neurologista e senadora. Em defesa da vida, venceu o Prêmio Nobel de Medicina em 1986. Nos anos 50, seu trabalho e pesquisa trouxe a descoberta e identificação do fator de crescimento das fibras nervosas, ou o NGF, o fator de crescimento nervoso. Como reconhecimento deste trabalho, Rita conquistou o Prêmio.


2 – Grazia Cosima Deledda

Grazia nasceu em 1871, e faleceu em 1936. Escritora e poeta italiana, ela também conquistou um Prêmio Nobel, de Literatura, em 1926. O Prêmio foi conquistado graças a obra Canne al Vento, em que fala sobre crises e fragilidades humanas. Também falava, em suas obras, sobre os costumes e lendas de sua região, a Sardenha.


3 – Maria Tecla Artemisia Montessori

Nascida em 1870, Montessori foi educadora, médica e pedagoga. Católica convicta, ela foi conhecida por seu método educativo, que ainda hoje é bastante utilizado em escolas públicas e privadas pelo mundo.


4 – Nilde Iotti

Leonilde Iotti, ou como ficou conhecida, Nilde Iotti, foi a primeira mulher a se tornar presidente da Câmara dos Deputados Italiana. Nascida em 1920 em Reggio Emilia, Nilde se manteve na Câmara por três legislaturas, de 1979 a 1992.


5 – Fernanda Pivano

Fernanda Pivano, ou apenas Nanda, como era conhecida, nasceu em Gênova em 1917, e faleceu em Milão em 2009. Foi escritora, jornalista, crítica musical e tradutora. Seu trabalho foi tão importante na Itália, que um prêmio foi criado em sua homenagem: o Prêmio Fernanda Pivano.


6 – Margherita Hack

A “Dama das Estrelas”, Margherita Hack, de Florença, fez seu nome na história italiana por ser a primeira mulher nomeada para liderar um observatório astronômico no país. Além disso, é considerada uma das mais importantes astrofísicas do país. Foi membro da Academia de Lincei, da União Internacional de Astronomos e da Royal Astronomical Society. Em sua longa carreira, trouxe uma enorme contribuição para o desenvolvimento do estudo espacial.


7 – Anna Magnani

Anna nasceu em Roma em 1908. E dedicou sua vida à arte. Anna Magnani foi uma das maiores de seus dias, chegando a vencer um Oscar. Foi premiada graças a sua atuação em A Rosa Tatuada, de 1956. Além disso, ganhou diversos prêmios durante a sua carreira, incluindo um Globo de Ouro.


8 – Samantha Cristoforetti

Samantha Cristoforetti, que nasceu em Milão em 1977, é a primeira astronauta italiana. Lembra do corpo de astronautas da Agência Espacial Europeia e da Agenzia Spaziale Italiana, foi ao espaço em 2014, a bordo da Soyuz TMA-15M. Ficou 199 dias em órbita. E mostrou que era uma legítima italiana, sendo a primeira pessoa a fazer um café expresso no espaço.

Ela também é a recordista em dias consecutivos em órbita, e a mulher com mais dias consecutivos no espaço. Em 2015, foi nomeada como Embaixadora da Boa Vontade da Unicef.