preloader
Conheça o Ferragosto, o feriado “oficial” das férias na Itália

Conheça o Ferragosto, o feriado “oficial” das férias na Itália

Para os italianos, o dia 15 de agosto é um dia bem especial. Trata-se de um feriado bem tradicional, o Ferragosto. Hoje em dia, a data significa o final das férias para algumas pessoas, e o início para outras. E também marca o alto verão, época na qual a Itália praticamente pausa suas atividades para curtir o calor.

Porém, como tudo na Itália, a data não é apenas um simples feriado. O Ferragosto tem muita história para contar. E, desde a era do Império Romano, até os dias de hoje, a data já passou por vários significados.

Mas o que significa Ferragosto?

O termo Ferragosto tem uma tradução bem simples e prática: significa, em latim, o “Feriae Augusti”, Ou, o Descanso de Augusto. Era, no caso, uma festa dedicada ao imperador romano Augusto. As primeiras festas tem registro no século 18 A.C., e entrou para o “calendário” de comemorações da época, como a Vinalia Rustica, ou a Consualia.

O evento era comemorado no primeiro dia de agosto. Mas, posteriormente, foi transferido para o dia 15 de agosto. A razão que os historiadores mais acreditam, é a de intervenção da Igreja Católica. A Igreja, que adaptou muitos eventos pagãos, como o Carnaval, teria transferido também esta data, para coincidir com a Assunção de Maria. Aproveitando “duas festas em uma”, de acordo com esta teoria.

Ferragosto no século XX e dias atuais

O Ferragosto, apesar de ser um feriado “milenar”, fez parte direta da vida dos italianos apenas no século XX. Nos tempos do fascismo, entre os dias 13, 14 e 15 de agosto, descontos eram oferecidos, para que pessoas pudessem passear e conhecer outras cidades italianas. O que era, devido às circunstâncias da época, a primeira vez de muitos italianos nas cidades do sul, com suas praias.

Assim como no Brasil, estes italianos também eram “farofeiros”. Levavam sua própria comida para a praia, e faziam suas “pranzo al sacco” (ou, em português, lanche, merenda, ou mesmo piquenique). Em uma tradição que pegou tão forte, que ainda há quem continua com ela hoje em dia.

Mas, além das viagens, praias e piqueniques, a data celebra as férias e a diversão na Itália, elementos extremamente valorizados na cultura do país. Mesmo saindo de uma pandemia de coronavírus, agosto na Itália segue simbolizando almoços ainda mais longos que os conhecidos almoços demorados no país. É a época de brincar com mangueira, de churrascos, banhos de mar e muita música.

É claro que ainda há celebrações religiosas e de tradição, como o Palio dell`Assunta, em Siena, a procissão em Messina chamada Vara e Giganti. Mas, independente do quanto que você conheça a historia, e do quanto que conheça as tradições, uma coisa é certa: hoje é dia de se divertir. E muito! Di un’estate italiana.

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL