preloader
 Conheça o essencial para buscar um bom emprego na Itália

Conheça o essencial para buscar um bom emprego na Itália

Quem busca a Cidadania Italiana, busca, de certa forma, uma nova vida. Busca explorar novos horizontes, ou mesmo recomeçar, do zero. Mas, entre procedimentos e expectativas, também há preocupações. Entre elas, a colocação profissional. Como, afinal, é possível se candidatar a uma vaga de trabalho na Itália?

Para ajudar a todos que buscam por uma vida nova na Itália e, com ela, por novas vagas de emprego, preparamos um guia especial. Nele tem tudo o que você precisa saber sobre a busca de vagas de trabalho em cidades italianas.

Nós já falamos, em outras oportunidades, sobre o custo de vida médio na Itália, além de oferecermos dicas para quem deseja morar no país. E se você está procurando obter o reconhecimento de sua Cidadania Italiana, considere conhecer a Via Judicial, o meio mais prático de se obter seu direito.

Como consigo encontrar vagas de emprego na Itália?

O mercado de trabalho italiano é semelhante ao de qualquer outro país ocidental. Seja no formato de se candidatar a uma vaga, ou para fazer entrevistas. É possível se cadastrar em sites de agências de empregos, buscar agências pelo país, ver oportunidades em grupos de Facebook, ou em perfis do LinkedIn. Além da sempre presente indicação.

Em relação aos sites de emprego, os mais utilizados na Itália são estes:

Além disso, há agências de emprego populares por lá, conhecidas como “agenzia del lavoro”, como estas duas:

Fora isso, o que resta ao candidato ao emprego italiano são os mesmos recursos que os brasileiros tem no Brasil. O LinkedIn, que apesar de ser uma rede social com foco profissional e corporativo, oferece boas oportunidades a seus usuários. Permitindo até uma assinatura, e a observação de vagas em um país específico.

Ou ainda grupos do Facebook, que, neste caso, contam com uma vantagem para brasileiros que ainda não estão acostumados com o italiano. Pois há vários grupos de brasileiros localizados em determinados locais, que oferecem oportunidades de trabalho em português, ou com patrões brasileiros.

Também há centros de trabalho disponibilizados pelo poder público, nas comunas e províncias. Lembram os Centros de Atendimento ao Trabalhador disponíveis no Brasil. Mas, neste caso, apesar dos “Centro per l’impiego” oferecerem programas de capacitação ou de recolocação, o candidato já deve possuir a Cidadania Italiana. Ou contar com a permissão de trabalho no país.

Que tipo de trabalho posso buscar na Itália?

Como em qualquer local, as vagas vão levar em conta a qualificação do candidato, a necessidade da empresa e a sua localização. Por exemplo, vagas que pedem superior completo vão exigir, normalmente, a cidadania italiana, europeia, ou o Permesso di soggiorno per lavoro. Além de conhecimento em língua inglesa (e italiano, no caso de estrangeiros), experiência e o mestrado italiano, que é chamado de Laurea Magistrale.

Lembrando que neste caso, é preciso validar o diploma na Itália, dentro da sua área de atuação.

Como um país com forte turismo, as vagas em relação a hotéis, restaurantes e comércio são bem comuns e por isso, procuradas. Mas recentemente a Itália avançou muito no que diz respeito à tecnologia, com várias opções no setor, incluindo a indústria de videogames.

Mas, além disso, há várias opções de trabalho em cidades italianas. Bastando, por parte do interessado, se aprofundar mais no que há disponível em algum lugar específico. E saber como se preparar e se adequar a esta vaga.

Se preparando para buscar emprego na Itália

O primeiro passo, como sempre, é preparar o seu currículo. Mas lembre-se: é preciso que ele esteja em um italiano perfeito. Por isso, a nossa recomendação é a de que sempre que puder, se aperfeiçoe no estudo do idioma. Além de ser importante para a vaga, não custa lembrar que o italiano, em geral, não sabe inglês como imaginamos.

Na Itália o candidato tem acesso ao Europass. Que é um sistema europeu unificado de currículos. Através dele as informações acadêmicas e experiências dos candidatos sejam equivalentes e possam ser compartilhados entre todos os países membros da União Europeia. Assim, ele também poderá ser exigido por alguma empresa. Mas seu preenchimento é simples, bastando apenas se cadastrar no site da plataforma.

Sabendo disso, o resto é com você: dentro do ramo que atua, ou deseja atuar, se prepare adequadamente, participando de cursos ou qualificações. Lembrando: é possível se candidatar a uma vaga se você ainda não possui a Cidadania Italiana, mas estiver na Itália como turista. Mas não poderá iniciar os trabalhos até a empresa que lhe contratar fazer o pedido para o seu visto de trabalho. Ou até obter o seu reconhecimento.

E estudantes, que contam com o Permesso di soggiorno per motivi di studio, podem trabalhar legalmente na Itália por até 20 horas em uma semana. Após o final de seus estudos, poderá continuar trabalhando convertendo sua permissão por estudos para uma permissão de trabalho.

Considerações finais

Como qualquer mudança, e uma grande mudança neste caso, considerar várias hipóteses é uma necessidade. Nós trouxemos algumas informações para dar o impulso inicial em seu sonho. Se você tem este sonho, e é descendente de italiano, saiba que se tornar Cidadão Italiano é um direito seu, garantido por lei. Saiba mais sobre este assunto, e nos procure, caso tiver alguma dúvida.

Mas não deixe de se preparar para a realização deste sonho. A Diritto acredita que sonhos existem para nos tornarmos melhores. Assim, com certeza, todo este processo será de grande valia para o seu crescimento, não só como profissional, mas como ser humano.