preloader
Como um Cidadão Italiano pode viver no Reino Unido?

Como um Cidadão Italiano pode viver no Reino Unido?

Conforme já falamos anteriormente, a situação do Cidadão Italiano no Reino Unido mudou após o Brexit. Se durante o tempo em que o governo britânico coexistia com a União Europeia os italianos contavam com os direitos de cidadão europeu em suas cidades, hoje, com a saída de Londres do bloco, a situação mudou.

E existe uma grande questão em relação a quem está tirando a Cidadania Italiana. Se requerentes que estão tirando a Cidadania ou já a possuem, podem viver ou continuar vivendo no Reino Unido? A resposta é sim, porém exige algumas documentações adicionais, a partir de agora. Lembrando que, para viagens, como turismo e estadias curtas, o limite é de 180 dias, sem grandes complicações.

O EU Settlement Scheme

Se a pessoa já estiver vivendo no Reino Unido, ela pode requerer o EU Settlement Scheme, o programa do país para autorizar europeus e familiares a seguirem suas vidas no Reino Unido pós-Brexit. Fazendo o requerimento, você pode ser alocado em duas duas classificações, o settled e o pre-settled. O settled é para que já está morando no país há mais de cinco anos, e garante visto permanente.

Enquanto o pre-settled, é para quem está no Reino Unido a menos de cinco anos, com possibilidade de prorrogação para mais cinco anos. Após este período, é possível solicitar o settled e ter visto permanente. Você pode obter maiores informações sobre o EU Settlement Scheme no site oficial do governo do Reino Unido.

O Cidadão Italiano e seu direito por sangue

Mas vamos a um fato importante. Você, que é descendente de italianos, precisa hoje requerer seu direito à Cidadania Italiana pois, no passado, seus ascendentes que vieram ao Brasil, devido às muitas questões comuns no início do século XX, não fizeram os registros adequados. Era muito comum, naqueles dias, não ter registros nem nada do tipo.

Assim, era comum o governo italiano não ter nenhum registro que comprovasse a saída do italiano ao Brasil, não sabendo de sua partida, de sua estada e nem de sua morte. É assim que nasce o princípio do reconhecimento da Cidadania Italiana, com a construção da árvore genealógica, e a busca dos documentos para dar entrada ao pedido do reconhecimento por parte do governo italiano.

Cidadão Italiano: Você é cidadão europeu desde que nasceu!

Voltando ao Reino Unido, temos alguns pontos para levar em consideração. Se a pessoa interessada em viver em solo britânico já estava vivendo por lá, em caráter legalizado, antes de 31/12/2020, ele pode dar entrada no processo antes do dia 30/06/2021. Se a nacionalidade italiana for reconhecida antes desta data, dê entrada no

Entretanto, no pedido, há uma pequena pergunta, bem simples, mas que pode atrapalhar todo o processo:

“Desde quando você tem sua nacionalidade europeia?”

Muitos respondem a data da obtenção da sua Cidadania Italiana, e não é a resposta correta. A resposta certa é: desde o nascimento.

A razão é simples: de acordo com as leis italianas, que garantem o direito à cidadania por via ius sanguinis, todos que nascem descendentes de italianos são, de fato, italianos. Apenas precisam, devido às questões de documentação, comprovar esta ligação para ter o devido reconhecimento.

Assim, vamos reafirmar: TODO DESCENDENTE DE ITALIANO JÁ NASCEU ITALIANO. PRECISA APENAS COMPROVAR SUA CIDADANIA PROVANDO SUA LIGAÇÃO FAMILIAR.

Se você obter o reconhecimento de sua Cidadania Italiana após o dia 31/06/2021, você perdeu a oportunidade de seguir adiante com seu requerimento.

Mas é importante lembrar: o que está sendo apresentado aqui é para pessoas que buscam o reconhecimento da Cidadania Italiana através de descendência, não casamento. Estamos falando de um direito transmitido por linhagem familiar. Pois o reconhecimento por casamento acontece na exata data do reconhecimento.

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL