Após montar a sua árvore genealógica e saber quem é quem na sua linhagem até o cidadão italiano, resta a dúvida: onde estarão todos os documentos necessários? Para iniciar o processo da Cidadania Italiana, é obrigatória a apresentação destes documentos.

Para a busca de documentos, é muito importante pesquisar os prováveis locais de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados. Assim, acione os órgãos correspondentes, para obter cada um destes documentos. Ah, é importante lembrar: incluindo os seus, é importante ter todos eles nos modelos mais atuais possíveis, para um melhor resultado.

Refine a sua busca, através de documentos oficiais

É comum realizarmos pesquisas neste sentido perguntando a parentes. Isso ajuda como forma de dar um início para as suas buscas. Mas o que realmente vai ser útil, para você, será a documentação oficial. Na sua certidão, é possível ver a cidade em que você nasceu. Use este princípio para “voltar no tempo”, e ir encontrando os demais documentos.

Conseguiu a certidão de nascimento e casamento de seus pais? Agora “volte mais no tempo”, e busque os seus avôs, fazendo isso até chegar no antepassado italiano, portador de seu direito. Com os dados dos documentos, é até possível descobrir datas, fazendo as contas, usando a certidão de casamento, com os anos registrados, e as idades nos momentos. Lembrando: peça sempre documentos de inteiro teor.

Onde encontrar as certidões

No Brasil, as certidões são lavradas em cartórios, mas foram, por algum tempo, também lavradas em igrejas. As certidões de batismo são aceitas até a data de primeiro de janeiro de 1889. Já as de casamento, são válidas até a data de 21 de maio de 1890. Neste caso, procure a Diocese responsável pelo município deste documento, para solicitá-lo.

Já em relação aos cartórios, há em todo o território brasileiro. É possível fazer a busca, manualmente, ou contar com serviços de busca. Neste segundo caso, apenas tome os cuidados básicos, antes de acionar qualquer serviço: reputação da empresa, opiniões de usuários no passado e valores adequados.

Já na Itália, é preciso fazer uma pesquisa dos registros, caso você não saiba o local exato. Como sabemos, grande parte dos italianos que imigraram para o Brasil nasceram no século XIV, o que significa que viveram em uma época de registros muito diferente da atual. Lembrando, claro, que ajuda muito saber se seu antepassado é, de fato, italiano. Uma vez que houve a Unificação da Itália, evento histórico que definiu a Itália que conhecemos hoje, e que é definitiva na cidadania ou não de um indivíduo daqueles tempos.

Tem alguma dúvida ou quer falar conosco sobre os documentos para a sua Cidadania Italiana? Fale conosco no formulário abaixo:

[contact-form-7 id=”424″ title=”Formulário de contacto 1″]