preloader
Cidadania Italiana: Cinco dicas úteis para o seu processo de reconhecimento

Cidadania Italiana: Cinco dicas úteis para o seu processo de reconhecimento

Apesar de ser um direito garantido por lei, o reconhecimento da Cidadania Italiana, de fato, gera muitas dúvidas entre os requerentes. Afinal, estamos falando de leis e regras de um outro país que, mesmo que possua laços de sangue com os mais de 30 milhões de brasileiros descendentes de italianos (de acordo com a Embaixada da Itália no Brasil), possui idioma e costumes próprios. Além de ter um sistema público bem específico.

Assim, para te ajudar, separamos dicas úteis, para ajudar todos os requerentes a avançarem no seu processo de reconhecimento da Cidadania Italiana. Assim, seja pelas vias Administrativas ou pela Via Judicial, você conseguirá o seu devido direito, de forma mais simples.

1 – Faça sua árvore genealógica

Antes de qualquer coisa, preste atenção em sua árvore genealógica. Pois é através dela que você conseguirá se conectar à sua linhagem familiar, até o ascendente italiano. É possível construí-la de várias formas, o que inclui pesquisas na Internet, conversas com parentes e buscas em locais como cartórios, igrejas e cemitérios.

O Family Search e o My Heritage são dois sites que podem te ajudar muito nesta etapa.

A árvore genealógica é o primeiro e fundamental passo para quem busca o reconhecimento da Cidadania Italiana. Pois é ela que vai te dar uma visão mais concreta da sua família ao longo dos anos, te ajudando a encontrar o familiar que oferecerá a você o direito jus sanguinis, ou seja, o direito por sangue.

Para saber mais sobre Árvores Genealógicas, confira nossa página especial sobre o assunto.

2 – Procure bem os documentos

Agora que você sabe bem quem são os seus antepassados, através da Árvore Genealógica, é preciso comprovar que eles são, de fato, seus parentes. Assim, a busca por todos estes documentos se faz necessária. E para obtê-los, é preciso fazer procedimentos semelhantes ao da construção da sua árvore.

Inclusive, enquanto sua árvore é construída, é interessante você já procurar os documentos correspondentes para que o processo seja mais otimizado. Você pode ver quais são os documentos necessários aqui.

No Brasil, é preciso procurar em cartórios e sites de registros. E, para a Itália, tais documentos, partindo do princípio que seu antepassado viveu no século XIX, podem ser encontrados em igrejas ou cemitérios. Se tiver dificuldade na busca de documentos, você pode entrar em contato conosco.

3 – Verifique se seu antepassado é realmente italiano

Com os documentos em mãos, é hora de se atentar para um detalhe interessante. Apesar de Roma, Turim e Milão serem cidades milenares, a nação Italiana é relativamente jovem. A Itália como conhecemos hoje surgiu em 1861, após a Unificação Italiana, evento histórico que uniu a península itálica em uma só nação.

Isso significa que, para seu antepassado ser considerado italiano, ele deve ter, além de vivido nas cidades onde hoje existe a Itália, ter falecido após o dia 17 de março de 1871. Esta é a data que marca quem, naquela época, é italiano ou não.

E, outro detalhe importante, é em relação a região da Itália a qual seu antepassado viveu. Como exemplo podemos citar Trento, que foi se tornar parte da Itália apenas em 1919, após a Primeira Guerra Mundial. Antes, a região era parte do antigo Império Austro-Húngaro. Por isso, toda atenção neste detalhe é fundamental antes de dar entrada no processo.

Para saber mais, veja nosso artigo completo a respeito.

4 – Confira se é possível obter a cidadania italiana por parte materna

Um ponto que sempre gera dúvidas diz respeito à cidadania italiana por laços maternos. Explicando de forma simples, as leis italianas consideram que mulheres que nasceram na Itália e se casaram com estrangeiro antes de primeiro de janeiro de 1948 perdiam sua cidadania italiana. Mas, com a Constituição da recém-criada República Italiana, de 01/01/1948, todas as mulheres que tiveram filhos mediante o casamento após esta data podiam transferir a nacionalidade para os descendentes.

Ou seja: os filhos de mulheres italianas que nasceram antes de 1948 não receberam o direito à cidadania italiana. Porém, é possível abrir uma ação judicial, na Itália, para ter seu direito reconhecido.

Mas, por enquanto ainda é um projeto. Se o seu caso for justamente um antepassado que nasceu antes de 1948 e você quer tirar sua cidadania italiana, saiba que é possível abrir uma ação judicial na Itália para tornar o seu direito reconhecido. Se este for o seu caso, entre em contato conosco para tirar mais dúvidas.

5 – Considere se é melhor para você a Cidadania Administrativa ou Judicial

Com todos os documentos em mãos e pronto para obter o seu reconhecimento, considere refletir na melhor modalidade para obter sua Cidadania Italiana. Atualmente, é possível requerer sua Cidadania Italiana, das seguintes formas:

  • Administrativa: Onde o requerente precisa ir até a Itália e cumprir os requisitos no país até obter o reconhecimento, se tornando assim um Cidadão Italiano
  • Judicial: Aqui o requerente não precisa ir até a Itália, pois um advogado da Ordem dos Advogados de Roma entrará com um processo, por procuração, em seu favor, exigindo que o tempo limite dos consulados para a obtenção da Cidadania Italiana seja cumprida, evitando assim as conhecidas longas filas dos consulados.

Escolher o método influenciará em questões como viagens, gastos ou períodos os quais você poderá, ou não, abrir mão de seu trabalho ou projetos para encaminhar o processo de reconhecimento. Para te ajudar a entender a sua real situação e escolher o melhor para você, preparamos um artigo especial sobre este assunto.

Conte com a Diritto para obter sua Cidadania Italiana

Contar com uma assessoria competente e responsável é fundamental para que seu direito legítimo seja reconhecido, dentro das leis e sem grandes dificuldades. Por isso, você pode contar com a Diritto di Cittadinanza, que tem mais de dez anos de experiência no assunto, e foi responsável por realizar mais de cinco mil sonhos, através da Cidadania Italiana.

Conosco, você terá, além de um ótimo atendimento, acesso a ajuda para a sua documentação, tradução e apostilamento, assim como terá a assessoria completa, do início ao fim do processo de reconhecimento. Seja ele realizado na Itália, ou não, mediante a Via Judicial. Assim, se você deseja ampliar seu potencial e seus sonhos com a Cidadania Italiana, não deixe de entrar em contato conosco, enviando-nos um e-mail no formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL