preloader
 Cidadania Italiana Via Judicial em 2021: Como estão os processos?

Cidadania Italiana Via Judicial em 2021: Como estão os processos?

Após um 2020 totalmente inesperado, que rendeu mudanças profundas em comportamentos de pessoas, empresas e governos, 2021 chegou, com a necessidade de adaptação nos mais diversos segmentos do dia a dia das pessoas mundo afora. E quem busca a Cidadania Italiana, Via Judicial ou Administrativa, passa pelas mesmas situações, precisando entender, afinal, como que os processos estão acontecendo, e o que é possível ser feito durante o processo.

Mas é importante, antes de tudo, afirmar uma questão: a lei de Cidadania Italiana não mudou nada durante os dias de pandemia. Esta lei é constitucional e não tem prazo de validade, podendo apenas ser discutida, e alterada em alguns pontos. O que merece a observação dos requerentes de Cidadania, são alguns elementos que dizem respeito às mudanças que o mundo passou em 2020, e que mudam apenas os meios de se obter o reconhecimento de seu direito. A lei, em si, segue a mesma, sem nenhuma alteração.

Um resumo sobre a Cidadania Italiana Via Judicial

Em um mundo onde, temporariamente, as fronteiras ficaram mais fechadas, meios alternativos continuam garantindo às pessoas com direito de obterem suas Cidadanias seguirem com seus objetivos. Na Itália, por exemplo, é possível obter o seu reconhecimento via tribunal. Nós temos um artigo completo, em nosso site, que fala sobre a Cidadania Italiana Via Judicial.

Mas, basicamente, este processo pode ser explicado da seguinte forma: uma pessoa, com o devido direito a obter sua Cidadania Italiana, pode solicitar seu requerimento com o apoio de um advogado italiano, com o devido registro na Ordem dos Advogados da Itália. Este profissional, com a devida procuração, entrará com processo no Tribunal de Roma, exigindo do governo italiano que seu processo seja realizado dentro do tempo previsto pela lei.

Todo o processo pode ser acompanhado via Internet, incluindo o aplicativo oficial da Justiça Italiana, disponível para Android e iOS.

O aumento da procura

Em 2020, como é de conhecimento de todos, todo o mundo sofreu, de várias maneiras, com a pandemia do novo coronavírus. Com os requerentes da Cidadania Italiana, a situação não foi diferente. Em março de 2020, o primeiro-ministro Giuseppe Conte impôs, como resposta ao crescente número de mortes pela Covid-19 de italianos, e o temor de um colapso nacional no sistema de saúde, um lockdown no país.

Assim, os italianos tiveram que conviver com severas restrições. Podendo sair de casa apenas para trabalhos essenciais ou compra de comida, enquanto as viagens também foram seriamente restringidas. Na ocasião, as viagens autorizadas seriam apenas as emergenciais, e as fronteiras do país foram fechadas. Mesmo após a reabertura gradual, o país seguiu monitorando o mundo, restringindo entradas de pessoas de vários países, incluindo o Brasil.

E tal situação fez com que diversos brasileiros, país cuja população de descendentes de italianos superem os 30 milhões, de acordo com a Embaixada da Itália (quase a metade da população italiana), optassem pela Via Judicial. Para que pudessem, assim, mesmo sem poder viajar, ter o seu direito reconhecido.

Como a modalidade não exige que o requerente viaje até a Itália, se encaixa perfeitamente no conceito “fique em casa”. Tão divulgado no ano que se passou. Desta forma, o interessado pode continuar com o seu objetivo de obter a Cidadania e Passaporte Italiano. Podendo gozar de todos os benefícios possíveis, ao final da pandemia.

É importante considerar que, atualmente, o processo Via Judicial segue em plena atividade. O Tribunal de Roma ficou com serviços restritos durante o lockdown. Mas hoje conta com algumas diretrizes, a fim de funcionar, mas sem colocar a saúde de quem trabalha nele em risco. Porém tudo segue funcionando normalmente, e os pedidos seguem sendo enviados e julgados, com a possibilidade, já mencionada, de acompanhá-lo via Internet.

Vantagens da Via Judicial

Como vimos, a Cidadania Italiana Via Judicial oferece inúmeros benefícios para quem busca obter seu reconhecimento, de forma mais prática.

O requerente não precisa, em primeiro lugar, viajar para a Itália. Basta entrar em contato conosco, e cumprir todas as etapas em seu lar, recebendo as orientações devidas de acordo com os momentos do processo. Assim como o acompanhamento, que pode ser feito de maneira bem simples, via aplicativo.

Também é interessante considerar que este processo busca ser justo. Afinal, o que se busca com ele é reconhecer não apenas o seu direito, mas também o fato de se obtê-lo dentro do que a lei exige, no tempo correto descrito na Constituição.

Assim, se você considera se tornar um Cidadão Italiano, e aproveitar todos os benefícios que o Passaporte Italiano oferece, incluindo a Irlanda, Japão ou Estados Unidos, entre em contato conosco, para conversamos ainda mais sobre os benefícios que o aguardam na busca pela sua cidadania, através da Via Judicial.

Para conversar conosco, basta apenas enviar uma mensagem, no formulário abaixo: