preloader
 Cadastro AIRE: a obrigação dos novos italianos que viverão fora da Itália

Cadastro AIRE: a obrigação dos novos italianos que viverão fora da Itália

Muitas pessoas conquistam o seu reconhecimento à Cidadania Italiana, porém não contam com planos de viver na Itália. Alguns destes voltam para o Brasil, usufruindo dos benefícios de vistos mais fáceis, enquanto outros buscam oportunidades em outros países, como a Irlanda, ou os Estados Unidos.

Para todos os italianos, incluindo os “novos” devido à Cidadania Italiana, é preciso conhecer e se cadastrar em algo, que é a única obrigação para todos os italianos que residem fora da Itália. Como os novos cidadãos italianos, que retornam ao Brasil. Este é o AIRE. O registro, que serve para manter registrado todos os italianos que vivem no estrangeiro, é importante para emitir e renovar passaportes, por exemplo.

O cadastro também serve para dar ao italiano que reside fora do país o direito ao voto. Você pode entender mais sobre este assunto neste artigo, que está em italiano.

A única obrigação do cidadão italiano que vive fora da Itália

Assim, manter o seu cadastro consular AIRE é a sua única obrigação, como um cidadão italiano, caso decida viver em outro país. Você sempre precisará manter atualizado o seu endereço, estado civil e o núcleo familiar, que inclui filhos menores de 18 anos. Assim, o governo italiano consegue entender melhor sobre seus italianos que vivem fora da Itália.

Os consulados italianos são os responsáveis por cuidar deste elemento, inscrevendo e atualizando o AIRE para seus cidadãos. É um dever seu, que precisa ser levado em consideração, para a renovação de seu passaporte italiano no futuro.

Para o AIRE, é preciso dos seguintes documentos:

  • Comprovante nominal de residência recente, com no máximo 1 mês de emissão. A sua conta de luz, água ou internet mais recente.
  • Cópia de passaporte ou carteira de identidade italiana, vencidos ou não
  • Cópia do RG Brasileiro
  • Preenchimento do formulário

Tem alguma dúvida sobre o AIRE? Estamos à disposição para ouvir você, futuro cidadão italiano, que ainda pesquisa por informações referentes à Cidadania Italiana. Basta enviar para nós uma mensagem na caixa de mensagens abaixo:

[contact-form-7 id=”424″ title=”Formulário de contacto 1″]