preloader
Benefícios da Cidadania Italiana: Estudar na Europa

Benefícios da Cidadania Italiana: Estudar na Europa

Entre os vários sonhos envolvendo a vida na Europa, estudar é um dos mais buscados. É natural que estudantes de todo o mundo queiram estudar no continente europeu, pelos mais variados motivos: universidades milenares, ótimas condições de educação, e melhor qualidade de vida durante os dias universitários estão entre eles.

E, seja para quem quer fazer intercâmbio, estudar o ciclo universitário completo, se especializar ou mesmo ir do estudo para a vida total na Europa, saiba que com a Cidadania Italiana, o seu sonho pode ser realizado de forma mais direta. A razão é simples: como a Itália faz parte da União Europeia, está integrada ao bloco, o que rende oportunidades de estudos em países como França, Alemanha, Bélgica ou Portugal.

Veja, conosco, as oportunidades que o esperam com estudos no continente europeu, através do reconhecimento da Cidadania Italiana, que é um direito seu:

Um pouco da educação superior europeia

Há, na Europa, universidades com mais de mil anos de história. Podemos citar a Universidade de Bolonha, na Itália, fundada em 1088, a britânica Oxford, fundada entre 1096-1167, ou a Universidade de Salamanca, na Espanha, fundada em 1134, só para citar três. Mas as universidades europeias vão muito além disso.

Dados da União Europeia, de 2016, mostram que 19,6 milhões de estudantes integraram o ensino superior em universidades do bloco. Destes 7,3 % frequentaram cursos de curta duração, 61,3 % foram estudantes de licenciatura, 27,6 % de mestrado e 3,9 % de doutoramento. Só a Alemanha, país mais populoso da UE, contou com 3 milhões de estudantes no ensino superior, seguida por França (12,7 % do total), o Reino Unido (12,2 %), a Espanha (10,0 %), a Itália (9,3 %) e a Polónia (8,2 %).

Neste mesmo período, os cursos mais procurados no ensino superior europeu foram os de ciências sociais, jornalismo, informação, gestão, administração ou direito. As mulheres representaram 57,6 % de todos os estudantes nestas áreas. Cursos como engenharia, indústrias transformadoras e construção, também foram bastante frequentados nesta época, seguidos pela área de saúde e proteção social.

Por isso, é possível ver, com estes dados, que a educação europeia é acessível e conta com riqueza de opções. Mas, podemos somar também a isso questões como a segurança pública, já que cinco dos dez países mais seguros do mundo (Dinamarca, Finlândia, Suécia, Holanda e Áustria) fazem parte do ranking da U.S. News & World Report, divulgado em 2021. Além disso, as questões econômicas também chamam atenção dos estudantes, uma vez que a parte financeira é fundamental para um bom andamento dos estudos.

Estudar na Europa e suas vantagens

Estudantes italianos tem total integração com as universidades do bloco europeu. De acordo com a União Europeia, os seguintes valores integram todas as suas universidades:

  • tornar a aprendizagem ao longo da vida e a mobilidade uma realidade
  • melhorar a qualidade e a eficácia da educação e da formação
  • promover a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa
  • reforçar a criatividade, a inovação e o empreendedorismo

Por meio do programa Erasmus+, a UE também disponibiliza financiamento, ferramentas e recursos para as pessoas, as organizações e a reformas das políticas, em domínios como:

  • estudos, formação e desenvolvimento no estrangeiro para estudantes, estagiários e profissionais da educação
  • oportunidades no estrangeiro para jovens e animadores de juventude
  • oportunidades de criação de parcerias para a inovação para as organizações interessadas nos domínios da educação, da formação e da juventude
  • intercâmbio de conhecimentos e reforma das políticas para apoiar o crescimento, o emprego, a equidade e a inclusão social na Europa

Você pode saber mais sobre o Erasmus+ neste link. Além do Corpo Europeu de Solidariedade, que integra os jovens ao trabalho voluntário ou participação em projetos. Para, assim, usar de seus talentos para benefícios dos cidadãos no continente.

Com a Cidadania Italiana você vai além

Dito isso, é preciso lembrar também que, de acordo com a Embaixada da Itália no Brasil, há cerca de 30 milhões de brasileiros que possuem descendência italiana. Cujos antepassados, em sua maioria, chegaram ao país desde o final do século XIX, na conhecida imigração italiana. Estes brasileiros, assim, podem obter o reconhecimento da Cidadania Italiana. Isso acontece através da apresentação de documentos que comprovem o laço de sangue entre o requerente e o italiano portador da cidadania.

Por isso, conte com a Diritto. Temos uma equipe pronta para te atender, que atua há mais de 17 anos no reconhecimento de Cidadania Italiana. Realizamos muitos sonhos neste período, e queremos realizar o seu também. Por isso, fique à vontade para nos contatar via WhatsApp, ou para falar conosco através de e-mail, preenchendo o formulário abaixo:

Copyright © 2020 Diritto di Cittadinanza SRL