O Dia dos Pais é em março na Itália: conheça a Festa del Papà

Todo segundo domingo do mês de agosto, comemoramos o dia dos pais, certo? Mas não é assim que funciona em todo o mundo. Cada país comemora a data de maneira bem particular, o que inclui até datas diferentes.

Na Itália, por exemplo, o dia dos pais conta com um apelo fortemente religioso. No dia 19 de março, os italianos comemoram seus pais, em um evento que tem fortes ligações com a Igreja Católica. Vale lembrar, inclusive, que o primeiro registro de uma homenagem aos pais na humanidade vem da antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos atrás. Um jovem teria feito um cartão para seu pai, em argila, desejando sorte, saúde e vida longa a ele.

A festa acontece no mesmo dia de São José, marido de Maria, e pai de Jesus Cristo. Além da Itália, Portugal, Espanha, Andorra, Bolívia, Suíça, Liechstenstein e Croácia e Honduras celebram o “dia dos pais” no mesmo dia 19 de março. E, na Itália, especialmente no sul, é comum preparar um doce para dar de presente aos pais, conhecido como “Fritelle di San Giuseppe”.

Mas toda a Itália, obviamente, tem seus pratos especiais. Sfinci di San Giuseppe, Bignè di S. Giuseppe, Zeppole di San Giuseppe em Nápoli, e o Biscotti per il papà são outros doces entregues em diversas regiões do país. E, na Toscana, entre outros locais no norte do País, o prato é o Frittelle di riso.

A data, menos comercial do que acontece no Brasil, é celebrada para recordar que “sempre somos filhos de alguém”. E é uma oportunidade dos italianos, e outros povos que celebram a data no dia de hoje, demonstrar carinho por seu “papà”.