Perguntas e Respostas sobre a Cidadania Italiana Via Judicial

A Cidadania Italiana Via Judicial é uma maneira prática de se obter o seu reconhecimento. Além de não exigir uma viagem para a Itália, é possível acompanhar todo o processo de maneira prática e segura. Preparamos, assim, um material especial para você a respeito desta modalidade de busca pela cidadania.

Mas, para manter nosso compromisso de sempre ser transparentes com nossos amigos e clientes, também preparamos este FAQ com perguntas e respostas comuns, quanto ao processo de Cidadania Italiana Via Judicial. Lembrando que estamos sempre à disposição para te atender  e ouvir suas questões sobre Cidadania Italiana.

Os documentos variam entre a Cidadania Administrativa e a Via Judicial?

Não. Os documentos são os mesmos. É preciso comprovar, via documentos a sua ligação com o seu antepassado portador de cidadania italiana. Somente é adicionado a documentação o Aviso de Recebimento (AR) do envio de requerimento para entrar na fila do consulado no Brasil. Para saber mais sobre os documentos, veja este link.

Como não preciso ir para a Itália, como acompanharei o processo?

Além do nosso atendimento, é possível acompanhar o processo online. Como se trata de um processo no sistema judicial italiano, é possível acompanhar via aplicativo, o Giustizia Civile, disponível para iOS e Android.

Quanto tempo dura o processo?

O processo dura em média 18 a 24 meses a partir da sua protocolação no Tribunal Civil de Roma. Assim, este prazo é infinitamente menor quando comparado com as filas dos Consulados Italianos no Brasil que chegam a mais de 10 anos.

Há alguma ação judicial efetuada no Brasil?

Não. Todo o processo jurídico é efetuado na Itália, onde um advogado italiano credenciado pela Ordem dos Advogados da Itália faz a representação do requerente no Tribunal Civil de Roma . 

Posso ir para a Itália durante o processo?

Sim. Lembrando que sua viagem em nada influenciará ao seu processo. Um cidadão brasileiro tem direito a um visto de turismo de 3 meses na Itália.

A Cidadania Via Judicial é um processo com tempo limitado?

Não. O direito à Cidadania Italiana está assegurada na lei número 91 de 15 de fevereiro de 1992. Nela, o princípio de cidadania é o Jure Sanguinis, e seguirá assim. O que pode acontecer, com o passar dos anos, é a atualização das regras de reconhecimento à Cidadania, que poderá mudar alguns elementos. Mas o princípio essencial seguirá o mesmo e o sistema judicial italiano seguirá recebendo estes processos.

Preciso saber italiano para requerer ou acompanhar o processo de cidadania pela Via Judicial?

Não. O conhecimento da lingua Italiana não é um requesito para o reconhecimento da Cidadania Italiana pela Via Judicial ou Administrativa. O processo pode ser acompanhado pelo aplicativo de celular Giustizia Civile, que pode ser traduzido facilmente com ferramentas como Google Tradutor. Além disso nossa equipe estará sempre disponível para qualquer ajuda referente ao seu processo.

Preciso ir à Itália buscar meu Passaporte Italiano?

Não. Os Consulados Italianos no Brasil são os responsáveis por este serviço quando o cidadão italiano não reside na Itália. Uma vez com sua Cidadania Italiana reconhecida Via Tribunal Civil de Roma, basta se dirigir ao consulado competente de sua região, pois uma vez um cidadão reconhecido, você poderá contar com os consulados italianos em todo o mundo, com questões sobre diversos serviços. Inclusive, em viagens posteriores com o Passaporte Italiano, serão os consulados italianos que te apoiarão em qualquer necessidade.

Preciso fazer o AIRE?

Sim, caso não seja sua intenção viver em território italiano. O AIRE é obrigatório para todos os italianos que vivem fora da Itália. Saiba mais sobre o AIRE e como fazer o seu neste link.

Posso trocar de modalidade de busca de cidadania durante o processo?

Não. Cada modalidade tem suas questões financeiras e processuais acordadas antes do processo. Por isso, recomendamos firmemente você estudar bem os processos administrativos (com o reconhecimento na Itália) e os judiciais (sem a necessidade da viagem), para avaliar custos, necessidades a serem sanadas e o método mais prático para você.

Posso fazer a Cidadania Italiana Via Judicial para toda a minha família?

Sim. Basta separar os documentos de todos da sua família, interessados em participar do processo.

Estamos à disposição. Conte conosco!

Estaremos sempre prontos para te atender. Assim, para dúvidas, esclarecimentos, ou orçamentos, basta preencher o formulário abaixo. Será um prazer atender você.