Os dias da semana em italiano

Segunda, terça, quarta… você já parou para pensar que em outros países, os nomes dos dias da semana, além de terem traduções diferentes, também significam coisas diferentes? Pois na Itália é assim. Herança dos babilônios, que logo depois foram herdados pelos romanos, são os astros celestes quem dão nome aos dias da semana.

Por lá, cada dia da semana faz referência a um corpo celeste. Na antiga Babilônia, milhares de anos atrás, era muito comum os astrólogos e o povo em geral acreditarem que os corpos celestes “ditavam o rumo” do dia. A cada primeira hora do dia, um astro diferente “governava” aquele dia.

Assim, a nossa segunda-feira, para eles, era o dia da Lua. A terça, de Marte. A quarta, de Mercúrio. A quinta de Júpiter, A sexta, de Vênus. E o sábado, de Saturno. E sim, sábado em inglês é “saturday” exatamente por causa disso. Os romanos, por sua vez, herdaram os mesmos nomes para os dias.

Assim, os dias da semana, na Itália, são os seguintes:

  • lunedì – segunda-feira (dia da Lua; em latim: Lunae dies)
  • martedì – terça-feira (dia de Marte; em latim: Martis dies)
  • mercoledì – quarta-feira (dia de Mercúrio; em latim: Mercuri dies)
  • giovedì – quinta-feira (dia de Júpiter; em latim: Iovis dies)
  • venerdì – sexta-feira (dia de Vênus; em latim: Veneris dies)

Mas, o sábado e o domingo, por sua vez, contam com origens diferentes. Por causa do cristianismo que cresceu no Ocidente, a palavra hebraica shabbat, que significa “dia de descanso”, e faz referência ao dia judaico de descanso, acabou sendo incorporado, e se tornou o sabato italiano.

Já o domingo, que é o “dia do sol”, ou o Solis dies, ou ainda o Sunday, como é chamado este dia em inglês, também foi substituído devido a chegada do cristianismo na Roma Antiga. Constantino, recém convertido ao cristianismo, substituiu o “dia do sol”, por domenica, que vem do latim Dominica, que significa “dia do Senhor”.

Foi por causa disso, inclusive, que, no “dia do Senhor” que se começou o costume de ir às missas, na Igreja Católica. E também, devido ao “dia de descanso” judeu, que é no sábado, acabaram se convertendo, seja na Itália, ou no Brasil, o mesmo dia, para o domingo.

E pra você? Qual é o seu dia da semana preferido? Os descansos da domenica, ou as noites divertidas de venerdì?