Cores em Italiano

Falar Italiano – Conheça o nome de todas as cores em italiano

Imagine a seguinte situação. Você está em uma loja na Itália, comprando uma camiseta, e achou uma que lhe agrada. Mas não gostou da cor. Então chama o vendedor, e, pede para ele uma “rosa”. Ele vem com uma vermelha e você fica sem entender nada. É que, em italiano, apesar de rosa ser rosa, rosso, é vermelho.

No italiano, algumas cores contam com semelhanças ao português. Enquanto outras, são bem diferentes. São os casos da cor “verde”, que é falada da mesma forma em italiano e em português; e da cor “amarela”, que, em italiano, se diz “giallo”, que é bem diferente, não é mesmo?

Pois vamos ajudar. Você, que irá para a Itália, seja por turismo, ou para obter sua Cidadania Italiana, pode ver conosco como são as cores principais pelo país. Assim, você poderá escolher o que quiser, sem correr riscos de levar na cor errada.

Só uma coisa: o italiano concorda em gênero em suas palavras. Assim como, em português, a expressão il gatto rosso, que traduzindo, é o gato vermelho, se o substantivo estiver no feminino, a cor também muda. Assim, la gatta rossa, ou, a gata vermelha, expressa a cor, de acordo com o gênero do substantivo.

Veja então, como são as cores em italiano. Qual a sua favorita?

a cor: il colore

vermelho: rosso

laranja: arancione

amarelo: giallo

verde: verde

azul: blu

azul claro: azzurro

azul escuro: blu scuro

violeta: viola

rosa: rosa

marrom: marrone

preto: nero

branco: bianco

claro: chiaro

escuro: scuro