Cidadania Italiana mais clara: Carta d’identità e Passaporto

Uma vez cidadão italiano, você poderá obter a documentação que comprova que, de fato, você é um legítimo cidadão do país. Assim, você poderá obter, entre outros, documentos essenciais, como a Carta d’identità, o equivalente ao nosso RG, e o Passaporto, que será útil em suas próximas viagens ao exterior.

Ambos os documentos são essenciais. E, você pode ver com a gente, a partir de agora, como obtê-los, uma vez que a sua Cidadania Italiana já tenha sido reconhecida. Falando nisso, você tem direito à Cidadania Italiana? Fale conosco a respeito, se tiver alguma dúvida sobre este assunto.

Carta d’identità Italiana

O “RG Italiano” é um dos primeiros documentos italianos que você pode solicitar, uma vez que esteja com a sua Cidadania reconhecida. Você receberá, em primeiro lugar, uma certidão de nascimento transcrita. Assim, o governo italiano reconhecerá que, embora nascido em outro país, você é, a partir de agora, italiano.

Com esta certidão, você poderá solicitar a sua carta d’identità, na Comune em que está. Você poderá pedir o documento entre os dois tipos válidos na Itália: o tradicional, de papel, e a eletrônica, que está em vigor desde 2016.

A carta d’identità de papel é bem simples de se solicitar. Basta ir até o Comune no qual você está inscrito como residente, e, acompanhado de:

  • 3 fotos tessera (a famosa 3×4)
  • um documento válido com foto, que comprove a sua identidade.

O “RG” fica pronto em alguns minutos, e tem validade de dez anos. O custo deste documento é de 5,42 euros. E lembre-se: assim como alguns documentos atuais no Brasil, nada de plastificá-lo. Se você quer proteger o pedaço de papel, use um porta documentos, ou algum plástico que permita que ele seja retirado quando necessário.

Já a carteira de identidade eletrônica, faz parte de um processo de unificação de documentos. Além da sua foto, que é tirada na hora, o cartão terá mais informações suas, como:

  • Nome e Sobrenome, data e local de nascimento;
  • Codice Fiscale;
  • Residência e Cidadania;
  • Código numérico do Comune que emitiu;
  • Data de emissão e validade;
  • Assinatura digital;
  • Digital do titular;
  • Fotografia;
  • Dados do Serviço Sanitário italiano.

Este tipo de documento é mais caro, custa 25,42 euros. E vale os mesmos 10 anos que o documento de papel. É possível solicitar esta carta d’identità na Comune de residência. E você poderá retirar o documento em seis dias úteis. Vale mencionar que, inscritos no AIRE, ou seja, residentes italianos no exterior, podem solicitar este documento via Consulados. Entretanto, não são todos os consulados que ainda dispõem deste serviço. Você pode saber mais sobre a carta d’identità no site oficial do governo italiano.

Para solicitar a carteira de identidade eletrônica, você precisará levar:

  • Carteira de identidade vencida ou para vencer, no caso de renovação;
  •  Boletim de ocorrência no caso de perda ou furto
  •  Documento com foto para reconhecimento
  • Caso a carteira de identidade antiga esteja em péssimas condições e precise ser substituída, deverá ser feita uma declaração com autenticação de assinatura e a carteira antiga deverá ser apresentada também.

Passaporto Italiano

Muito se fala sobre o Passaporte Italiano. Um dos mais poderosos do mundo, com ele é possível entrar em diversos países, como os Estados Unidos, por exemplo, sem a necessidade de um visto. Além disso, é mais fácil também solicitar residência em outros países, especialmente os da União Europeia.

Obviamente, antes de obter o seu passaporte, você precisa obter o reconhecimento à sua Cidadania Italiana. Saiba mais sobre o que é e como obter a sua em nosso artigo específico a respeito do tema.

Uma vez Cidadão Italiano, é preciso verificar, primeiro, onde você é residente, atualmente, pois há alguma variação nesta situação. Você pode ser: residente na Itália, ou residente no exterior. Vamos lembrar que estamos falando de um documento na Itália. Ou seja: se você obteve sua Cidadania Italiana, mas ainda mora no Brasil, você também se encaixa como um “residente no exterior”. Morando no Brasil, você poderá solicitar seu passaporte pelo próprio Consulado.

Agora, caso você tenha solicitado a sua Cidadania Italiana na Itália, é mais conveniente solicitar o passaporte diretamente em solo italiano. No país, quem é responsável pela emissão do documento é a Questura della Polizia di State, o equivalente à nossa Polícia Federal.

Basta, então, levar todos os documentos solicitados, e pagar as taxas solicitadas, que seu Passaporte será emitido e, assim, lhe permitirá todos os benefícios possíveis.

Alguma dúvida? Não deixe de falar conosco a respeito. Estamos sempre prontos a lhe atender.