origem italiana

Palavras brasileiras com origem italiana

O Brasil é uma mistura de povos e culturas. Assim, muito do que faz parte do nosso dia a dia, é fruto de influência de outras nações, que trouxeram-as quando chegaram ao nosso país.

Com os italianos não é diferente. A nossa gigantesca comunidade italiana trouxe com ela, diversos elementos da sua cultura, que foram se adaptando ao país com o passar dos anos. Palavras de origem italiana, mas que se tornaram comuns no nosso dia a dia.

Como o idioma. No Brasil, falamos português. Mas isso em nada impediu de que palavras tipicamente italianas fizessem parte do nosso dicionário. Por isso, convidamos você, especialmente aqueles que tem interesse pela Itália, a conhecer um pouco mais destas palavras. As palavras brasileiras que tem origem italiana. Que mostram por si só a união entre brasileiros e italianos.

Palavras Brasileiras de origem italiana

Carnaval: Sim, um dos maiores símbolos da cultura brasileira tem, não só a sua origem, como a palavra em si, importadas da Itália. O simples fato da festa acontecer vinculada à páscoa católica já implica nesta proximidade com a Itália. A palavra, de acordo com etimologistas, vem do italiano carne levare, que significa algo como “remover a carne”, fazendo alusão a época da Quaresma, nas quais os católicos não se alimentam de carne.

Mortadela: Um dos alimentos preferidos do café da manhã do brasileiro tem origem italiana, e foi “importada” junto com os imigrantes. Duas teorias bancam a origem desta palavra, ambas na Itália. A primeira diz que o recheio de porco era moído em um almofariz, que na Itália é conhecido por mortaio. Já a segunda, sustenta a ideia de que o nome veio de uma salsicha romana, que era temporada com murta, ao invés de pimenta.

Pastel: Hoje relacionado aos asiáticos, especialmente aos chineses, que vendem seus pastéis em feiras livres, a origem da palavra também é italiana. A palavra que dá origem a pastel é a italiana pastello, que representa um “material reduzido a uma pasta”. Esta palavra, entretanto, tem origem ainda mais antiga, lá na Grécia antiga. Para os gregos, pasta era “uma mistura salgada de alimentos”.

Alarme: a palavra, que hoje representa sistemas de segurança que avisam, através de sons ou notificações, possíveis invasões, tem origem italiana, e militar. A palavra simboliza uma expressão chamada all’arme, que significa um comando militar: ás armas.

Macarrão: um dos alimentos tipicamente italianos, tem sua origem em eras mais antigas, mas foi adaptado pelos povos da Itália. Vem da palavra grega Makària, que representava um alimento de caldo de carne, somado por pelotas de farinha de trigo e cereais. Embora na Itália este alimento seja chamado de pasta, da mesma origem da palavra pastel, há referências de latinos na época de Cristo. Que comiam um alimento chamado macco, feito com caldo de favas, e massas de trigo e água.

Mil anos depois, na Sicília, surgiu um verbo, o maccari, que significa esmagar ou achatar com muita força. Palavra que se originou na já mencionada grega makar. E, mais tarde, em 1279, foi encontrado, em um inventário de um soldado genovês, a palavra macaronis, que significava, uma “cesta de massas”.

Capuccino: uma das bebidas preferidas dos brasileiros, e italianos, tem sua origem no século XVI, e servia para nomear a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Ou, em italiano, a Ordine dei Frati Minori Cappuccini. Esta ordem era da família franciscana, e eles usavam um capuz junto ao hábito, que em latim, se diz cappa. A bebida, então, acabou recebendo este nome, por causa da cor de sua mistura, que lembra a cor do hábito destes frades.

Você pode ser mais italiano do que já é

Viu como temos uma forte ligação com os italianos? Isso é devido a forte influência que este povo nos trouxe, com a sua grande imigração. E, você pode se tornar ainda mais italiano, caso tenha descendência. Você pode conferir conosco se tem direito a se tornar um Cidadão Italiano.

E, caso tenha este direito, temos uma equipe pronta a lhe atender da melhor maneira possível. São profissionais capacitados e qualificados a fornecer o melhor atendimento. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas, antes de embarcar nesta grande aventura.