CNH Itália

Conversão de CNH brasileira para a Italiana

A partir de 2018, a sua CNH, a Carteira de Habilitação, poderá ser reconhecida na Itália. A lei foi aprovada em 2017, através do Decreto Legislativo nº 151, aprovando o acordo assinado em Roma quase um ano antes, em 2 de novembro de 2016. Assim, será permitido, mediante conversão, dirigir na Itália usando a sua CNH.

A medida atinge, assim, “as carteiras de habilitação não provisórias, válidas e em vigor, expedidas pelas Autoridades competentes da outra Parte Contratante [os países], em conformidade com sua própria legislação interna. Em favor de portadores de carteiras de habilitação que estabeleçam residência legal em seu território”.

O texto ainda informa que a CNH brasileira “deixa de ser válida” após um ano a partir da data da obtenção da residência legal no país europeu. Mas, para os italianos essa validade dura 180 dias desde a entrada no território brasileiro.

Assim, para te ajudar, preparamos um FAQ, com perguntas casuais a respeito. Mas fique a vontade pra entrar em contato conosco (por e-mail ou no WhatsApp +39 342 046 5434):

Tire suas dúvidas quanto à conversão da sua CNH

  • Fazendo a conversão da minha CNH para a habilitação italiana, eu perco meu direito de dirigir no Brasil? Não perde. Você segue apto a dirigir no Brasil, além da Itália e demais países da União Europeia.
  • Quais são as vantagens de se obter uma habilitação italiana? Dirigir na Itália e nos demais países da União, sem grandes complicações.
  • Mas esta habilitação só vale para quem tem a cidadania italiana, ou qualquer turista pode adquirir? Todos os inscritos no AIRE terão direito a conversão.
  • A habilitação italiana é permanente ou precisa ser renovada regularmente? De 10 em 10 anos. 
  • A habilitação italiana é vinculada a minha cidadania italiana ou são dois documentos independentes um do outro? São independentes. Os serviços são feitos em separado, e ter a Cidadania Italiana não o obriga a converter sua habilitação.
  • O que preciso apresentar para obter, assim, minha habilitação na Itália? RG ou passaporte italiano, 3 fotos 3×4, CNH brasileira
  • Mas se eu tomar alguma multa de trânsito, isso influencia negativamente minha cidadania italiana? Uma não esta ligada na outra.
  • Quanto tempo demora para obter a nova habilitação? Fica pronta de 20 a 30 dias.